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dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Renata Aparecida de, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-10T19:56:38Z-
dc.date.available2022-03-10T19:56:38Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5353-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pintopt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: É tradição o trabalho do professor ser visto numa perspectiva didática com ênfase no desempenho do aluno e na relação professor e aluno. Entretanto, nos últimos quinze anos, no Brasil, estudiosos da Linguística Aplicada e da educação começaram a estudar o trabalho docente a partir de uma perspectiva da psicologia da atividade e da ergonomia trazendo contribuições teórico-metodológicos para olhar o ensino como trabalho. Indo na esteira desses recentes estudos, esta pesquisa tem como tema o trabalho do professor bilíngue no Brasil, profissional que atua em escolas bilíngues que utilizam as línguas portuguesa e inglesa como instrumento principal para ministrar as aulas. A escolha desse tema se justifica pelo fato de que as escolas bilíngues no Brasil ainda não possuem regulamentação nem prescrições precisas, apesar do relevante aumento dessas unidades de ensino no país. Isso afeta diretamente o trabalho dos professores bilíngues, que perecem sem orientações específicas e precisas para reger seu trabalho. Partindo dessa problematização, o objetivo desta pesquisa é identificar as interpretações sobre o trabalho do professor bilíngue no Brasil construídas a partir de textos acadêmicos que tematizam esse agir educacional. Para atender esse objetivo, em primeiro lugar, traça-se uma discussão sobre o trabalho docente inicialmente com base na didática e posteriormente com base na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade, de onde originam os pressupostos teóricos dominantes das pesquisas do Grupo Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e Suas Relações (ALTER/CNPq), principais referências desta pesquisa. Em segundo lugar, apresenta-se o conceito de educação bilíngue e suas características, levantando também um breve panorama atual das instituições desta modalidade no Brasil e identificando aspectos legais e gerais sobre a formação e atuação dos professores bilíngues brasileiros. De posse dessas interpretações, discute-se, finalmente, os conflitos que os professores bilíngues enfrentam em seu cotidiano de trabalho, destacando sua relação com as prescrições e com as condições de trabalho que lhe são dadas. Os resultados obtidos apontam para a afirmação de que os docentes bilíngues enfrentam diversos conflitos em seu trabalho, a salientar a ausência de prescrições adequadas para o seu agir e a deficiente formação para o ensino bilíngue, que os impedem de executar seu trabalho com eficácia e até mesmo ocasiona adoecimentos e desistência da profissão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is tradition for the teacher's work to be viewed from a didactic perspective with an emphasis on the student's performance and the teacher-student relationship. However, in the last fifteen years in Brazil, scholars of applied linguistics and education have begun to study teaching work from a perspective of psychology and ergonomics activity, bringing theoretical and methodological contributions to look at teaching as work. Following these recent studies, this research has as its theme the work of the bilingual teacher in Brazil, a professional who works in bilingual schools that use Portuguese and English as the main instrument to teach the classes. The choice of this theme is justified by the fact that bilingual schools in Brazil still do not have regulation or precise prescriptions, despite the significant increase of these teaching units in the country. This affects directly the work of bilingual teachers, who perish without specific and precise guidance to govern their work. Starting from this problematization, the objective of this research is to identify and evaluate the interpretations about the bilingual teacher's work in Brazil built from academic texts that thematize this educational action. In order to meet this objective, firstly, a discussion about teaching work is initially based on didactics and later on Activity Ergonomics and Clinic of Activity, from which originate the dominant theoretical assumptions of the Language Analysis Group, Educational Work and Its Relations (ALTER/CNPq), main references of this research. Secondly, the concept of bilingual education and its characteristics is presented, also raising a brief current overview of the institutions of this modality in Brazil and identifying legal and general aspects about the formation and performance of the brazilian bilingual teachers. Having these interpretations, the conflicts that the bilingual teachers faces in daily work are finally discussed, highlighting their relationship with the prescriptions and their working conditions. The obtained results point to the statement that the bilingual teachers faces several conflicts in their work, noting the lack of adequate prescriptions for their action and the poor training for bilingual education, that prevent them from performing their job effectively and even cause illness and withdrawal from the profession.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T19:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG RENATA APARECIDA DE CARVALHO.pdf: 334111 bytes, checksum: 1b04bef9023c66162f3b4eb0940e684c (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (43 f.) : il digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleO trabalho do professor bilíngue no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherPaula, Orlando dept_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
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