Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Viviane Galvão Botelhopt_BR
dc.contributor.authorLeite, Apolinario Michelle Sabrina, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T23:25:59Z-
dc.date.available2022-03-11T23:25:59Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5360-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pouco se sabe sobre a formação de docentes Surdos, pois há escassez de pesquisas relacionadas a esta temática, especialmente quando se trata do protagonismo Surdo nestas discussões. O objeto deste trabalho foi a trajetória da formação de uma docente Surda, apresentado por um memorial formativo, feito por análises dos registros que fiz durante seis anos em meu diário de campo, desde o ensino médio até a conclusão do ensino superior. Durante este período de registros percebi que a maioria dos Surdos não tem formação para professor no Vale do Paraíba, e considero que a formação em licenciatura é também uma oportunidade para a sociedade conhecer a cultura Surda a qual os ouvintes não têm pleno acesso. Assim, objetivou-se refletir sobre a trajetória da formação de uma docente Surda no curso de licenciatura em Pedagogia e descrever os pontos principais que contribuíram para esta formação docente. Boa parte dos ouvintes não tem o conhecimento sobre a Libras e não tem contato e comunicação com os Surdos, grupo que sofre, dentre outras questões, por falta de comunicação e acesso à formação. Com vistas a encorajar outros Surdos da região a persistirem nos estudos, realizei este trabalho narrando minhas experiências na trajetória de formação docente, destacando pontos marcantes deste período, tais como a oportunidade de ingressar no ensino superior; as formações extracurriculares que participei durante este período, assim como os eventos para os quais fui convidada a participar ou para palestrar; por fim minhas experiências no estágio em uma escola particular e na participação de um projeto de extensão universitária; buscando identificar as transformações mais significativas que ocorreram no processo de aquisição do conhecimento teórico-prático durante os estudos e estágio. Acredito que este trabalho irá contribuir para novas reflexões, uma vez que, ao pesquisar, percebi que as pesquisas científicas pouco abordam a formação de docentes Surdos, portanto pretendo com a divulgação deste trabalho, encorajar Surdos a buscarem formação acadêmica em nível superior.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-11T23:25:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG MICHELLE SABRINA LEITE APOLINARIO.pdf: 4019359 bytes, checksum: e7737a4103670104b0978b5b23480c89 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (87 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores surdospt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectRelações culturaispt_BR
dc.subjectTrajetória acadêmicapt_BR
dc.titleA trajetória da formação de uma docente surdapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Silvio Luiz da, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG MICHELLE SABRINA LEITE APOLINARIO.pdf3.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.