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dc.contributor.advisorNeves, Viviane Galvão Botelhopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Gabriel, 1991-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T17:41:36Z-
dc.date.available2022-03-14T17:41:36Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5374-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objeto o ensino da língua portuguesa como segunda língua para crianças surdas em contexto bilíngue. Existem leis que estabelecem o direito das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva para o acesso à educação, assim como em aprender a língua portuguesa como segunda língua, todavia, o modo como ocorre o processo de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais em conjunto com a Língua Portuguesa apresenta vários questionamentos acerca da sua eficácia. A escolha deste tema surgiu da necessidade de compreender como trabalhar o ensino da língua portuguesa como segunda língua aos surdos e às pessoas com deficiência auditiva uma vez que, sendo surdo, passei e passo por este processo infindável, além de investigar se há a exploração veemente do uso de diversos recursos e formas de comunicação para alcançar este alvo, assim como o uso de elementos visuais durante o processo de ensino, buscando identificar metodologias e estratégias de ensino diferenciadas. Deste modo, o objetivo deste trabalho de graduação foi conhecer como se dá o processo de ensino da língua portuguesa como segunda língua para as crianças surdas em contexto bilíngue na Educação Básica, assim como a metodologia e estratégias utilizadas para tanto. Para realizar estes estudos, buscou-se a fundamentação em vários autores tais como Quadros (2006), Campello (2007, 2008) e Silva (2008), que já abordaram estes conceitos, imergindo neles, já que se trata de uma pesquisa bibliográfica. Concluiu-se, portanto, que professores precisam entender que surdos aprendem de maneira distinta e por meio da visualidade, deste modo é imprescindível respeitar essas diferenças durante sua formação escolar com vistas a atingir os objetivos pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
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dc.format.extent1 recurso online (54 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLibras - Língua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectAquisição da segunda línguapt_BR
dc.titleO ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para crianças surdas em contexto bilínguept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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