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dc.contributor.advisorNeves, Viviane Galvão Botelhopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Tamara Aparecida de, 1992-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T18:01:36Z-
dc.date.available2022-03-14T18:01:36Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5377-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Viviane Galvão Botelho Nevespt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2019pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho trata dos impactos de um projeto de extensão universitária na formação inicial de professores, abordando a importância do contato intercultural entre universitários surdos e ouvintes, de boas formações e de vivência no cotidiano escolar, que nos levaram a tomada de consciência à luz da teoria e da prática. Este estudo é um relato de experiência, como objetivo refletir sobre as práticas de professores em processo de formação no projeto "Ética e Inclusão Escolar: falando com a mãos", desenvolvido pelo Núcleo de Gestão de Convênios (NUGEC), visando identificar suas contribuições para boas práticas pedagógicas. Um dos impactos identificados ao longo deste processo de dois anos e meio de participação no projeto, foi que os futuros professores se sentem mais seguros e preparados, uma vez que refletir sobre a relação teórico-prático é indispensável durante a formação inicial. Para fundamentação teórica foram utilizados diversos autores, dentre eles, destaco aqueles que abordam a Língua Brasileira de Sinais/Surdos como Gesser (2009), Quadros (2004); e de outras temáticas como práticas de contação de história Dohme (2010), Busatto (2012); formação de professores Freire (1987), Garcia (1999); educação inclusiva Mantoan (2015); planejamento escolar, Libâneo (2008), Zabala (1998), entre outros autores. Por meio de análise de registro dos diários de campo, concluo que todos nós futuros professores, enfrentaremos adversidades em nosso cotidiano, entretanto a participação em projetos que nos coloque em imersão com a realidade escolar, contribuirá para formação de professores autônomos, conscientes da prática de registar para fundamentar o conhecimento teórico-prático, desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva, sobretudo, neste caso particular, com grandes aquisições de conhecimento sobre as diferenças para ser um facilitador da inclusão em futuras atividades profissionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T18:01:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG TAMARA APARECIDA SOUZA.pdf: 1726370 bytes, checksum: 973978d32efc81621b8b28ec698139a3 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (82 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Diáriospt_BR
dc.titleÉtica e inclusão escolar : os impactos de um projeto de extensão intercultural na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

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