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dc.contributor.advisorOliveira, Maria Regina Hidalgo dept_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Júlio Cesar Pradopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-14T22:58:59Z-
dc.date.available2022-03-14T22:58:59Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5400-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma. Maria Regina Hidalgo de Oliveira Lindgrenpt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Me. Paulo Cesar Corrêa Lindgrenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.descriptionEngenharia Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco o estudo de uso de fibras vegetais na fabricação de componentes automobilísticos, a fim de salvaguardar o meio ambiente. Estudos mostram que, de resíduos agroindustriais, saem fibras vegetais que poderão dar origem a uma nova geração de superplásticos (polímeros). Com leveza a resistência mecânica, e ecologicamente mais "corretos" do que os polímeros tradicionalmente utilizados na indústria de transformação, muito se tem pesquisado para o desenvolvimento dessas fibras vegetais. Este trabalho terá como objetivo avaliar a viabilidade de substituição da fibra de vidro pela fibra vegetal da banana em componentes automobilísticos. A indústria mundial necessita de opções ecologicamente corretas, com as quais possa aumentar a sua contribuição para com a sustentabilidade do planeta.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work focuses on the use of vegetable fibers in the manufacture of automobile components, in order to safeguard the environment. Studied show that, from agro-industrial waste, vegetables fibers adds up to a new generation of super plastics (polymers). Behavior and mechanical strength, and ecologically more "correct" than polymers traditionally used in the processing industry, have long been researching for the development of plant fibers. The objective of this work is to evaluate the feasibility of replacing fiberglass with banana plant fiber in automotive components. The global industry needs ecologically correct options, with which it can increase its contribution to a sustainability of the planet.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-14T22:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julio Cesar Prado Ribeiro.pdf: 768700 bytes, checksum: 9f4aae45778d07809b497670bccba6bd (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (33 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoldagem MIG/MAGpt_BR
dc.subjectEmpresa automobilísticapt_BR
dc.subjectMetaispt_BR
dc.subjectAlumíniopt_BR
dc.subjectAçopt_BR
dc.titleSolda à frio : materiais dissimilarespt_BR
dc.title.alternativeCold welding: Dissimilar materialspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherLindgren, Paulo Cesar Corrêa, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - Trabalhos de Graduação

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