Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorRolando, Rodolfo Meissnerpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-15T17:17:01Z-
dc.date.available2022-03-15T17:17:01Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5406-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Partindo do pressuposto que a educação emocional e a construção de valores são temas essenciais para a educação contemporânea, este trabalho tem como objetivo oferecer uma proposta transdiciplinar de ensino de Literatura visando ao desenvolvimento de valores de alunos do Ensino Médio. Acredita-se que a Literatura, dado o seu potencial humanizador, permite profícuas reflexões em sala de aula a respeito de valores, favorecendo a educação emocional dos alunos. Nesse sentido, essa iniciativa se justifica uma vez que se observa uma amplka crise moral nos tempos atuais. A escola não deve se furtar de discutir essa questão, mas sim viabilizar alternativas pedagógicas para a construção de uma realidade social mais justa, humana e solidária. Fez-se necessário especificar um tema para a seleçãodos textos literários escolhidos para a proposta, viabilizando, com maior eficácia, a discussão pretendida sobre valores. Desse modo, escolheu-se a temática amorosa, por ser um dos temas mais significativos ao universo adolescente. De fato, a necessidade de verbalizar as experiências amorosas é um ponto crucial para o estudante de Ensino Médio, pois é nessa fase que o jovem descobre gradativamente a sua sexualidade e passa a viver os seus primeiros (des)encontros sentimentais, sentindo a necessidade de explicitar aquilo que é experimentado afetivamente. Assim, partir do interesse do jovem e oferecer voz a ele em sala de aula constituem pontos centrais deste trabalho. Do ponto de vista teórico, os estudos Vygotskyanos sobre cognição e afetividade, bem como as contribuições de Piaget sobre moralidade fundamentam esta proposta. O romance "Senhora" de José de Alencar foi escolhido como eixo para a orgasnização das atividades sugeridas, e a sequencia de leitura expandida proposta por Cosson (2014) foi utilizada como modelo didático. Trata-se de atividades que contemplam leituras, discussões e reflexões a partir da literatura, possibilitando a fruição da leitura literária em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Assuming that emotional education and the building of values are essential topics for the contemporary education, this paper aims to offer a transdisciplinary proposal in the teaching of Literature, regarding its humanizing potential, allows useful deliberation in the classroom concerning the values, which favors students' emotional education. In this aspect, this iniciative is justified once a widespread moral crisis is observed in modern times. The school should not be apart from this discussion but, on the contrary, it should make pedagogical alternatives viable for the construction of a more legitimate, human and solidary social reality. The specification of a topic was made necessary for the selection of literary texts chosen for this current proposal, qualifying, with greater efficiency, the aimed discussion about values. This way, the loving theme was chosen, for it is one of the most significant topics in the adolescentuniverse. Actually, the need of verbalizing love experiences is a crucial point for the High School student, because it is during this stage that the young gradually finds out about his sexuality and experiments his first sentimental (mis)matches, feeling the urge to put into words what is affectively experienced. Thus, taking the young interest and giving him the voice in the classroom are the main points of this paper. From the theoretical point of view, the Vygotskyanos studies about cognition and affection as well as Piaget's contributions about morality make the foundation of this proposal. The novel "Senhora" by José de Alencar was chosen as the key element for the organization of the proposed activities and the reading sequence expanded, proposed by Cosson (2014), was used as a didactical model. It is about activities which praise readings, discussions andthinking from the Literature, making the accomplishment of literary reading in the classroom possible.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T17:17:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao de Mestrado_Rodolfo Meissner Rolando.pdf: 742762 bytes, checksum: ca5a6b7d68cfdbf20ec621ea93feb4c1 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent1 recurso online (102 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectLiteratura - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titleLiteratura e construção de valores no ensino médio : uma proposta transdiciplinar de ensino a partir da temática amorosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAbud, Maria José Milharezi, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherBarbosa, Severino Antônio M.pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao de Mestrado_Rodolfo Meissner Rolando.pdf725.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.