Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Marcia Eliza de Godoi dos, 1967-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T12:04:16Z-
dc.date.available2022-03-17T12:04:16Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5437-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A escola é uma instituição na qual crianças e jovens passam grande parte de suas vidas. Ela é um espaço que proporciona diferentes experiências aos estudantes e pode favorecer e contribuir para construção do projeto de vida. O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorre o protagonismo juvenil no projeto de vida e qual a contribuição da escola para que os projetos de vida sejam construídos. Tomou-se por referência os estudos de Willian Damon, partindo da concepção que projeto de vida contribui para desenvolvimento tanto no aspecto pessoal quanto no coletivo. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra foi composta por 291 estudantes do primeiro ano e segundo do ensino médio de 5 (cinco) escolas da rede municipal de Taubaté, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: questionário e entrevista semiestruturada. Os instrumentos exploraram aspectos relacionados ao contexto escolar, protagonismo juvenil e fatores sociais e familiares que interferem no processo de construção dos projetos de vida. Técnicas qualitativas de análise de conteúdo foram utilizadas para análise dos dados obtidos nas entrevistas. Os dados dos questionários foram analisados a partir de técnicas quantitativas com o auxílio do software SPSS e Excel. Os Resultados revelam que 69% do alunado veem nas atividades da escola uma contribuição para construção do seu projeto de vida, com destaque estão as disciplinas de português e matemática. Revela-se também, a necessidade de investir mais na formação integral do alunado, uma vez que 66% dos pesquisados revelam não ter participado de atividades de orientação profissional na escola. Outro aspecto em destaque está na contribuição dos pais no processo de escolha profissional de seus filhos, sendo que na região rural 37% dos alunos percebem a participação dos pais, seguido por 27% dos alunos região central e 11% dos alunos da região da periferia. Os resultados mostram, valores, objetivos e significados conferidos pelos jovens, o que permite concluir sobre a importância do projeto de vida para os adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The school is an institution in which children and young people spend a large part of their lives. It is a space that provides students with different experiences and can favor and contribute to the construction of the life project. This study aims to analyze how youth protagonism occurs in the life project and the school's contribution to the construction of life projects. Willian Damon's studies were taken as a reference, starting from the conception that life project contributes to development both in the personal and in the collective aspect. It is a field research, with a quantitative and qualitative approach. The sample consisted of 291 first and second year students from 5 (five) schools in the municipal network of Taubaté, Metropolitan Region of Vale do Paraíba and North Coast. Data were collected using two instruments: questionnaire and semi-structured interview. The instruments explored aspects related to the school context, youth protagonism and social and family factors that interfere in the process of building life projects. Qualitative content analysis techniques were used to analyze the data obtained in the interviews. The questionnaire data were analyzed using quantitative techniques with the aid of SPSS and Excel software. The results reveal that 69% of the students see in school activities a contribution to the construction of their life project, with emphasis on the subjects of Portuguese and mathematics. It also reveals the need to invest more in the integral training of students, since 66% of those surveyed reveal that they did not participate in professional guidance activities at school. Another featured aspect is the contribution of parents in the process of choosing their children, in the rural region 37% of students perceive the participation of parents, followed by 27% of students in the central region and 11% of students in the periphery. The results show, values, objectives and meanings conferred by young people, which allows us to conclude about the importance of the life project for adolescents.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-17T12:04:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Eliza de Godoi dos Santos.pdf: 4666287 bytes, checksum: 7c83c944af6b9a0e4215e9a208c047bf (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (206 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectPlanejamento regionalpt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.titleProjeto de vida na contemporaneidade : o protagonismo de jovens do ensino médio e o papel da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherCerveny, Ceneide M. de O. (Maria de Oliveira)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcia Eliza de Godoi dos Santos.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.