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dc.contributor.advisorOliveira, Adriana Leônidas de, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Adriana Aparecida Honório dos, 1977-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-17T12:12:34Z-
dc.date.available2022-03-17T12:12:34Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5438-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa tem por objetivo analisar a Cultura Organizacional em uma Instituição de Longa Permanência para idosos no município de São José dos Campos e como as relações podem influenciar na qualidade do atendimento. A temática está vinculada ao crescimento da população idosa e a busca crescente por serviços de acolhimento integral. A mudança do perfil etário implica novos desafios, desde a inserção do envelhecimento na formulação de Políticas Públicas à implementação de ações preventivas e de cuidados de excelência direcionados a população idosa. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, desenvolvida por meio de abordagem qualitativa e quantitativa, com nível exploratório e descritivo, tendo como instrumentos um questionário estruturado aplicado em 81 colaboradores da Instituição, um formulário estruturado aplicado em 06 idosos residentes no serviço e uma entrevista semiestruturada com o Gestor. Os resultados revelam que os idosos residentes avaliam os serviços institucionais como bom, enfatizando o ambiente cooperativo e colaborativo, no entanto, ressaltam a importância de novos encaminhamentos e melhorias para dimensão Recursos Humanos, principalmente para o desenvolvimento profissional contínuo e a capacitação dos colaboradores, o que implica novas respostas de cuidados mais adequados e inovadores. A avaliação incentiva a contínua organização, maior articulação e integração do serviço oferecido à população idosa na Instituição, bem como, a promoção de reestruturação e melhoria permanente da assistência. Conclui-se que a reflexão da temática possa contribuir para encaminhamentos efetivos em relação à garantia de direitos e à busca por cuidados integrais e de qualidade para este segmento populacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research aims to analyze the Organizational Culture in a Long-Term Care Institution for the elderly in the city of São José dos Campos and how relationships can influence the quality of care. The theme is linked to the growth of the elderly population and the growing search for comprehensive care services. Changing the age profile implies new challenges, from the insertion of aging in the formulation of Public Policies to the implementation of preventive actions and excellent care directed at the elderly population. It is a case study research, developed through a qualitative and quantitative approach, with an exploratory and descriptive level, using as instruments a structured questionnaire applied to 81 employees of the Institution, a structured form applied to 06 elderly residents in the service and a semi-structured interview with the Manager. The results reveal that the elderly residents evaluate the institutional services as good, emphasizing the cooperative and collaborative environment, however, they emphasize the importance of new referrals and improvements in the Human Resources dimension, mainly for the continuous professional development and training of employees, the which implies new responses of more appropriate and innovative care. The evaluation encourages the continuous organization, greater articulation and integration of the service offered to the elderly population in the Institution, as well as the promotion of restructuring and permanent improvement of assistance. It is concluded that the reflection of the theme can contribute to effective referrals regarding the guarantee of rights and the search for comprehensive and quality care for this population segment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-17T12:12:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Aparecida Honorio dos Santos.pdf: 2082906 bytes, checksum: 7dca437462161bfb7f216d9914287b6a (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (137 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectPlanejamento regionalpt_BR
dc.titleA cultura organizacional e sua influência na qualidade do atendimento em uma instituição de longa permanência para idosospt_BR
dc.title.alternativeOrganizational culture and its influence on the quality of service in a long stay institution for the elderlypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Enedi Princept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Gestão e Negóciospt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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