Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5451
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Leandro Maia, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorMartha, Taissa Helena Figueirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Viviane Cristine de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T23:25:09Z-
dc.date.available2022-03-18T23:25:09Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5451-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Leandro Maia Nogueirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica e Elétrica, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.descriptionEngenharia de Produção Mecânicapt_BR
dc.description.abstractResumo: O Lean Manufacturing, sistema aplicado em empresas manufatureiras com o decorrer dos anos e das diversas mudanças no mercado foi se desenvolvendo e se adaptando a outros ramos, um deles foi o setor de serviços, dando inicio à criação do Lean Service. Com o aumento da competitividade e da grande exigência na qualidade em relação ao cliente, o Lean Service tem sido muito positivo para as empresas prestadoras de serviços, onde o princípio Lean é conservado e aplicado de maneira satisfatória, com práticas de produção enxuta, se adaptando ao setor implantado. O objetivo deste trabalho é mostrar como a aplicação do sistema Lean Service em três diferentes setores de serviços geram resultados significativos para a empresa. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental, e uma análise comparativa da aplicação em três diferentes setores. Os resultados obtidos demonstram que todos os setores em que foi aplicado o sistema, houve mudanças positivas e significativas. Concluiu-se também que com as mudanças, houve redução de desperdícios e do tempo na realização das atividades, assim como o aumento na qualidade de atendimento ao cliente, mantendo as empresas em nível competitivo no mercado.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Lean Manufacturing is a system applied in manufacturing companies. Over the years and various changes in the market the method was developing and adapting to other branches, one of them was the services sector, starting the creation of the Lean Service. Lean Service has been very positive for service companies, where the Lean principle is conserved and applied in a satisfactory way, with lean manufacturing practices, adapting to the implanted sector. The objective of this work is to show how the application of the Lean Service system in three different service sectors generate significant results for the company. The methods used were bibliographic, documentary research, and a comparative analysis of the application in three different sectors. The results show that all sectors in which the system was applied, there were positive and significant changes. It was also concluded that with the changes, there was reduction of waste and the time in the accomplishment of the activities, as well as the increase in the quality of customer service, keeping the companies at competitive level in the market.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-18T23:25:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Taissa H. F. Martha e Viviane C. de Carvalho Santos.pdf: 553949 bytes, checksum: c7263971fb7a93d5b216d183196d1e43 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (39 f.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectAnálise comparativapt_BR
dc.subjectRedução de desperdíciospt_BR
dc.subjectQualidade no atendimentopt_BR
dc.subjectCompetividadept_BR
dc.titleLean manufacturing em empresas de serviços : conceitos do lean servicept_BR
dc.title.alternativeLean manufacturing in service companies: lean service conceptspt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Ivair Alves dos, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Produção Mecânica - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Taissa H. F. Martha e Viviane C. de Carvalho Santos.pdf540.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.