Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5466
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto de, 1945-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Clayton Henrique dospt_BR
dc.date.accessioned2022-03-21T18:08:30Z-
dc.date.available2022-03-21T18:08:30Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5466-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa aborda a Avaliação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, motivada pelo fato de que os aprendentes têm apresentado dificuldades em compreender, analisar e responder às avaliações conforme solicitado nesses ambientes. O método utilizado foi o de pesquisa de campo, com alunos do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada - PPGLA-UNITAU (período de 2015-2016), utilizando-se três questionários, que abordaram dados sobre a influência do uso dos recursos digitais, das estratégias de ensino e aprendizagem, e da satisfação dos aprendentes com os procedimentos instrucionais. Utilizou-se como corpus a plataforma virtual do projeto de pesquisa "Ambientes Virtuais de Aprendizagem? (linha: formação de professores) do PPGLA-UNITAU. Sobre as características dos aprendentes, de suas reações ao desempenho do tutor e aos procedimentos instrucionais, foram analisadas a atuação do par mais importante no aprendizado (VYGOTSKY, 1991), a aprendizagem como construção pessoal do indivíduo (QUINQUER, 2003), as transformações no campo social e tecnológico (ZERBINI, 2007), as mudanças geracionais (FAVA, 2014), e a avaliação como atividade crítica de aprendizagem (MENDÉZ, 2002). Constatou-se que a avaliação utilizada no AVA parece ter as mesmas dificuldades que o modelo presencial, o que minimiza a exploração total dos recursos digitais pelos aprendentes. Entretanto, o material é rico no contexto teórico, apresentando conceitos atuais e demonstrações tecnológicas de ponta, realizando as avaliações diagnósticas, formativas e somativas, avaliando o conhecimento enquanto se ensina, demonstrando a importância do tutor em todo o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research addresses Evaluation in a Virtual Learning Environment, motivated by the fact that learners have presented difficulties in understanding, analyzing and responding to assessments as requested in these environments. The method used was the field research, with students from the Postgraduate Program in Applied Linguistics - PPGLA-UNITAU (period 2015-2016), using three questionnaires, which addressed data on the influence of the use of digital resources, Teaching and learning strategies, and the satisfaction of learners with instructional procedures. The virtual platform of the research project 'Virtual Environments of Learning' (line: teacher training) of the PPGLA-UNITAU was used as corpus. On the characteristics of learners, their reactions to tutor performance and instructional procedures, the most important pair in learning (VYGOTSKY, 1991), learning as a personal construction of the individual (QUINQUER, 2003), social and technological field (ZERBINI, 2007), generational changes (FAVA, 2014), and evaluation as a critical learning activity (MENDÉZ, 2002). It was verified that the evaluation used in Virtual Learning Environment seems to have the same difficulties as the face-to-face model, which minimizes the total exploitation of the digital resources by the learners. However, the material is rich in the theoretical context, presenting current concepts and state-of-the-art technological demonstrations, performing the diagnostic, formative and summative evaluations, evaluating knowledge while teaching, demonstrating the importance of the tutor throughout the teaching and learning process. Keywords: Evaluation; Virt.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-21T18:08:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Clayton Henrique dos Santos.pdf: 2000308 bytes, checksum: 2c6d690ffb733921261f53cbbee16caf (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (120 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a distância - EADpt_BR
dc.subjectProfessor-tutorpt_BR
dc.titleA avaliação em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAbud, Maria José Milharezi, 1942-pt_BR
dc.contributor.otherPrados, Rosália Maria Nettopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Clayton Henrique dos Santos.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.