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dc.contributor.advisorAbud, Maria José Milharezi, 1942-pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Fernanda Cardoso Fragapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T00:14:17Z-
dc.date.available2022-03-22T00:14:17Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5471-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria José Milharezi Abudpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho expõe uma pesquisa que tem como tema a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação, a respeito das características docentes que contribuem para o êxito do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O que justifica a necessidade dessa pesquisa é o fato de que a fundamentação teórica sugere que os professores tenham características específicas para realizar seu trabalho junto aos alunos com altas habilidades/superdotação, sendo assim, é preciso identificar objetivamente quais são elas. Além disso, um número maior de estudos e análises poderia oferecer bases para uma educação adequada a esses alunos. Assim, este estudo tem como objetivo geral oferecer contribuições para a prática de professores que trabalham com alunos com altas habilidades/superdotação, e como objetivo específico investigar, segundo a percepção de alunos com altas habilidades, quais são as características docentes que contribuem para o êxito de sua aprendizagem. Os pressupostos teóricos a respeito das contribuições sobre a inteligência e o aluno com altas habilidades/superdotação tiveram respaldo em Sternberg (2010), Landau (2002), Renzulli (2004, 2014), entre outros; e sobre as características de qualidade do professor, assim como suas relações com o alunado, em Vialle e Tischler (2005), Alencar e Fleith (2001), Rech e Freitas (2005b), Valle-Ribeiro e Barbosa (2014), Martins e Alencar (2011), Guenther (2012), entre outros. Participaram desta pesquisa 40 alunos com altas habilidades/superdotação do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental que fazem parte de um projeto de um Instituto social de uma cidade do interior paulista. Foi utilizado como instrumento metodológico para coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas que foram respondidas por todos os alunos. Para a análise das respostas desses participantes, foram empregados os constructos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados dessa pesquisa apontam que, na percepção da maioria dos alunos participantes, as principais características docentes que contribuem para o êxito de sua aprendizagem estão relacionadas à boa didática/ao bom trabalho didático do professor. Embora com menor frequência, também foram mencionadas como características de qualidade o bom relacionamento, o bom senso de humor e a disposição do professor para aprender. Dessa forma, o bom trabalho didático é o diferencial do bom professor, pois quando bem executado, efetivamente faz com que o aluno aprenda melhor, em contrapartida é mencionado como o aspecto mais negativo, quando apresenta problemas. Além disso, as características obtidas na presente pesquisa são atributos necessários a todos os professores e benéficos a todos os alunos e não apenas aos alunos com altas habilidades/superdotação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents a research focused on the perception of students with high ability/giftedness, regarding the characteristics of teachers that contribute to the success of the process of teaching and learning in the classroom. The need of this research is justified by the theoretical foundation which suggests that teachers have specific ways to perform when working with this type of students, and thus, it is necessary to objectively identify what these are. In addition, a greater number of studies and analyzes could provide a basis for a special education appropriate for these students. Thus, this study has as its general objective to contribute to the practice of teachers who work with students with high ability/giftedness. Moreover, the specific objective of this work is to investigate, according to the perception of students with high abilities/giftedness, what are the teaching characteristics that contribute to the success of their learning. The theoretical assumptions of contributions on intelligence and of the student with high abilities/giftedness were supported, among others, by Sternberg (2010), Landau (2002) and Renzulli (2004, 2014); and on the quality characteristics of the teacher, as well as their relations with the student, by Vialle and Tischler (2005), Alencar and Fleith (2001), Rech and Freitas (2005b), Valle-Ribeiro e Barbosa (2014), Martins e Alencar (2011), Guenther (2012), among others. 40 students with high ability/gifted from the 8th and 9th grade of Elementary School from an social Institute's project in a city in São Paulo state participated in this research. As a methodological tool for the data collection was created a questionnaire which consists of five open-ended questions. This questionnaire was answered by all the students. For the analysis of the responses of these participants was used the content analysis constructs by Bardin (2011). The results of this research show that, in the perception of the majority of the participating students, the main teaching characteristics that contribute to the success of their learning are related to the good didactic/good didactic work of the teacher. Although less frequently, good relationships, good sense of humor and a willingness to learn were also mentioned as quality characteristics. Thus, the good didactic work is the differential of the good teacher. If the didactic work is done well the students learn more effectively. In contrast, is mentioned as the most negative aspect, when presenting problems. In addition, the characteristics obtained in the presented research are necessary to all teachers and beneficial not only to the students with high ability/giftedness but to all of them.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-22T00:14:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Fernanda Cardoso Fraga Fonseca.pdf: 1406738 bytes, checksum: 60332b87ab57c01a68858c5cc41b0850 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (101 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSuperdotaçãopt_BR
dc.titleCaracterísticas de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherCosta, Vera Maria Almeida Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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