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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Empreendedorismo estratégico em micro e pequenos negócios sustentáveis da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Other Titles: Strategic entrepreneurship as a management tool for micro and small sustainable entreprises in the Vale do Paraíba and Litoral Norte metropolitan region
Authors: Bleck, Cleide Machado, 1979-
Abstract: Resumo: Em um ambiente cada dia mais complexo, as questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e aos impactos ambientais trazem mais desafios para as empresas. Este estudo tem por objetivo compreender e analisar como os micro e pequenos negócios sustentáveis buscam e aproveitam as oportunidades e criam vantagens competitivas a partir do estudo do conceito de empreendedorismo estratégico e da análise do modelo avançado de empreendedorismo estratégico. A pesquisa foi realizada em empresas localizadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizada no estado de São Paulo no Brasil. Essa região se destaca pela diversidade de negócios e, principalmente, por seu setor industrial. O método adotado para construir o estudo é qualitativo com objetivos exploratório e descritivo, pois se busca compreender, de forma profunda, os casos estudados. No primeiro momento, a pesquisa se posiciona como documental, relacionada ao levantamento de dados secundários por meio das plataformas virtuais para a identificação da amostra composta por sete empresas. Por fim, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso, realizada por meio do estudo de múltiplos casos. O instrumento de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada direcionada aos sócios gestores das organizações. Os dados foram tratados por meio das análises intra e intercasos, com abordagem de sensemaking e, para auxiliar a organização das palavras, foi utilizado o software Iramuteq. Os dados coletados possibilitaram compreender e analisar como ocorre o processo de empreendedorismo estratégico em cada uma das organizações participantes e também a relação entre elas na análise intercasos. O modelo avançado de empreendedorismo estratégico mostrou-se eficiente em apontar a resposta à questão-problema desta dissertação, respondendo aos objetivos geral e específicos da pesquisa. Os resultados apontaram o processo de empreendedorismo estratégico e seus benefícios e possibilitou identificar o perfil dos empresários e os principais desafios dos micro e pequenos negócios sustentáveis. Como conclusão, a pesquisa contribui para ampliar a discussão acadêmica sobre as temáticas do empreendedorismo estratégico e dos negócios sustentáveis e, mesmo não sendo seu objetivo, o estudo aponta informações empíricas sobre o desenvolvimento de empresas dentro de um recorte de tempo de crise global decorrente da pandemia de Covid-19, denotando sua contribuição prática. O estudo compreende sua limitação também relacionada às condições do momento de pandemia, na impossibilidade de realizar as entrevistas in loco, mas o resultado positivo apresentado pela maioria das empresas participantes durante o cenário da pandemia pode ser relevante e contribuir com estudos futuros sobre resiliência das organizações diante de tal cenário. Como considerações finais, este estudo soma-se ao de outros autores apresentados nesta pesquisa, que ressaltam a importância de se ampliar estudos sobre empreendedorismo estratégico no Brasil e que apontam o empreendedorismo estratégico como uma ferramenta que possibilita ao gestor informações importantes para gerir seus negócios. A autora desta pesquisa aponta que os estudos de empreendedorismo estratégico em negócios sustentáveis podem ser ampliados, considerando a participação de outros atores sociais e outras regiões brasileiras e internacionais.
Abstract: In an environment each time more complex, issues related to economic development and environmental impacts bring more challenges to companies. This study aims to understand and analyze how micro and small sustainable businesses seek and take advantage of opportunities, and create competitive advantages based on the study of the concept of strategic entrepreneurship and the analysis of the advanced model of strategic entrepreneurship. The research was carried out in companies located in the Metropolitan Region of Vale do Paraíba and Litoral Norte, located in São Paulo state, Brazil. This region stands out for its diversity of business, especially in industrial sector. The method adopted to build the study is qualitative with exploratory and descriptive objectives, to deeply understand the studied cases. In the first moment, the research is as a documentary related to the collection of secondary data through virtual platforms to identify the sample composed of seven companies. Finally, the research is characterized as a study case, carried out through the study of multiple cases. The data collection instrument adopted was the semi-structured interview directed to the managing partners of the organizations. Iramuteq software was used to analyze the data using cross case and with case analysis with a sensemaking approach. The collected data made it possible to analyze and understand how the strategic entrepreneurship process occurs in each of the participating organization and the relationship between them in the with case analysis. The advanced model of strategic entrepreneurship has proved to be efficient in pointing out the answer to the problem question of this dissertation, answering the general and specific objectives of the research. The results made it possible to identify the strategic entrepreneurship process and its benefits, the profile of the entrepreneurs involved and the main challenges of micro and small sustainable businesses. As a conclusion, the research contributes to broaden the academic discussion on the themes of strategic entrepreneurship and sustainable business, and even though it is not its objective, the study points to empirical information on the development of companies within a time frame of global crisis resulting from the Covid-19 pandemic, denoting its practical contribution. The study is limited also due to the conditions of the pandemic moment, which made it impossible to conduct the interviews on the spot, but the positive result presented by most participating companies during the pandemic scenario may be relevant and contribute to future studies on the organizations' resilience facing this scenario. As final considerations, this study adds itself to studies of other authors presented in this research that emphasize the importance of expanding studies on strategic entrepreneurship in Brazil and that point out strategic entrepreneurship as a tool that provides the manager with important information to manage his business. The author of this research points out that the studies of strategic entrepreneurship in sustainable business can be expanded by considering the participation of other social actors and other Brazilian and international regions.
Keywords: Desenvolvimento regional
Empreendedorismo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5477
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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