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dc.contributor.advisorCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Laila Alvespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T16:37:30Z-
dc.date.available2022-03-23T16:37:30Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5498-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pintopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa apresentada discute o tema "trabalho docente" e está vinculada ao projeto de pesquisa "Análise do trabalho do professor de línguas expresso em textos produzidos por, para e sobre esse profissional de educação", que é coordenado pela Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto, no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada, da Universidade de Taubaté (UNITAU). De forma a contribuir com esse projeto, o presente estudo tem como objetivo geral verificar como se dá o processo de apropriação da gamificação como instrumento utilizado pelo e para o professor durante o seu agir. Este trabalho foi motivado pela curiosidade da professora e pesquisadora por ações que visam ao bem-estar do trabalho do educador, assim como constante busca por formas lúdicas e alternativas inovadoras para engajar seus alunos no aprendizado de Língua Inglesa e auxiliá-los no desenvolvimento de competências. O corpus da nossa pesquisa consiste em relatos extraídos de um diário reflexivo escrito pela professora-pesquisadora e produzidos ao longo de aproximadamente 6 meses no ano de 2016, sobre a experiência de gamificar atividades para 3 turmas de 6º ano do ensino fundamental e 3 turmas de 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Barra Mansa, no interior do Estado do Rio de Janeiro. É a partir desses textos que analisaremos o agir e a apropriação do instrumento em questão com a aplicação dos modelos de análise sugeridos por Bronckart (2012), a fim de compreender como o professor utiliza o instrumento e que mudanças o docente faz no instrumento (ou em si próprio) para adaptá-lo às suas necessidades; identificar se há conflitos na relação de apropriação do instrumento e se estes conflitos são resolvidos; e como o agir (ou representações do agir) do professor sofre alterações após a utilização do instrumento. Fundamentamos nossa análise no posicionamento epistemológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) tendo Bronckart (2012) e Machado (2009) como articuladores centrais desta teoria. Nossa pesquisa é subsidiada pelas teorias da Clínica da Atividade através de Clot (2007), e pela Ergonomia do trabalho com Amigues (2004) e Faïta (2004), assim como teorias de jogos em Gee (2003 e 2004) e Kapp (2012). A análise apresenta as interações entre os elementos do agir docente e impedimentos entre os instrumentos e o sujeito que se apropria deles para atividade profissional. Concluímos que para compreender o trabalho docente, faz-se necessário analisar este profissional em seu contexto real de atuação, o qual demanda dinamismo e múltiplas capacidades internas para que a apropriação do instrumento ocorra. Essa pesquisa promove reflexão dos conflitos enfrentados pelo docente em sua prática e da importância da resolução destespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study's theme is the "teaching work" and is linked to the research project "Analysis of the work of the teacher of languages expressed in texts produced by, for and about this education professional", which is coordinated by Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto, from the Master's program in Applied Linguistics of Universidade de Taubaté (UNITAU). In order to contribute to this project, this research has the general objective to verify how the appropriation process of gamification occurs, when it is used by and for the teacher during his/her action as an instrument. This work was motivated by the curiosity of the teacher and researcher for actions related to the well-being of the educator's work, as well as a constant search for playful and innovative ways to engage students in learning English as a foreign language and development of skills. The data of our research consists of reports extracted from a reflexive diary written by the teacher/researcher and produced during approximately 6 months in 2016, concerning the experience of gamifying activities for 3 classes of 6th grade and 3 classes of 7th grade in a public school from the city of Barra Mansa, State of Rio de Janeiro. The analysis of acting and instrument appropriation proceeds within these texts and according to the models suggested by Bronckart (2012), in order to bring understanding of: how the teacher uses instruments and which changes occur in them (teacher and instruments); conflicts within the appropriation and how they are solved; how the teacher's acting suffers changes after the use of an instrument. Our analysis is based on the epistemological positioning of the Sociodiscursive Interactionism with Bronckart (2012) and Machado (2009) as central articulators of this theory. Our research is supported by the Clinic of Activity through Clot (2007) and Work Ergonomics with Amigues (2004) and Faïta (2004), as well as gamification theories in Gee (2003 and 2004) and Kapp (2012). The analysis reveals the interactions and impediments between the instruments and the subject as he/she appropriates him/herself of instruments to the professional activity. We conclude that in order to understand the work of a teacher it is necessary to analyze this professional within the real acting environment, where dynamism and multiple internal capacities are needed so the instrument may be appropriated. This research fosters reflexion upon the conflicts faced by the teacher during the practice and importance of overcoming these difficulties.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-23T16:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Laila Alves Santos.pdf: 1351539 bytes, checksum: 6aa449086f42393a79d6eb5851b5b93d (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (95 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleA apropriação da gamificação pelo professor como instrumento do agir docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherQuast, Karin, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherBarricelli, Ermelinda Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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