Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5508
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoraes, Vânia de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Luiz Eduardo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T16:47:00Z-
dc.date.available2022-03-24T16:47:00Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5508-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Vania de Moraespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O tema deste trabalho é a abordagem dos textos que circulam na esfera digital realizada em três coleções de livros didáticos destinados ao ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Em todos os níveis de ensino o livro didático está presente e vem, há décadas, auxiliando o trabalho do professor na aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar de que maneira os textos que circulam na esfera digital são abordados nos livros didáticos da disciplina de língua portuguesa. Para que os objetivos sejam alcançados, o trabalho foi norteado pelas seguintes perguntas de pesquisa: Quando abordados no livro didático, os textos que circulam na esfera digital são analisados conforme os parâmetros propostos pelo Letramento Digital e pelo ensino de gêneros? As atividades propostas pelo livro didático, no que se refere a esses textos, são estruturadas tendo em vista o conceito das competências comunicacionais, informacionais e operacionais da esfera digital? Partindo de uma investigação que se dará do tipo documental e qualitativa em três coleções de livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental II, esta pesquisa tem o embasamento teórico fundamentado no conceito de texto, da estrutura e utilização dos livro didático de língua portuguesa, do Letramento Digital, do conceito bakhtiniano de gênero e dos gêneros como um dos eixos centrais da disciplina de língua portuguesa. Como resultados, apresentam-se dois quadros em que foram elencados os textos encontrados no livro didático e uma análise detalhada. Dessa forma, espera-se que essa pesquisa tenha contribuído para que o trabalho com o livro didático seja acompanhado com reflexões por parte do professor bem como a discussão acerca da estrutura e o papel dos textos que circulam na esfera digital e são trabalhados em sala de aula em livros didáticos impressos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The theme of this research, realized in three collections of textbooks for teaching Portuguese in middle school, is the approach of the texts that circulate in the digital sphere. At all levels of teaching, textbooks are present and have been an invaluable resource in teaching and learning for decades. Thus, the general objective of this research is to investigate how the texts that circulate in the digital sphere are approached in the textbooks for teaching Portuguese. In order to achieve the objectives proposed, this study was guided by the following research questions: When addressed in textbooks, are the texts that circulate in the digital sphere analyzed according to the parameters proposed by Digital Literacy and by the teaching of genres? Are the activities proposed by textbooks, in regard to these texts, structured in view of the concept of the communicational, informational and operational competences of the digital sphere? Starting from adocumental and qualitative investigation in three collections of textbooks for teaching Portuguese in middle school, this research has as its theoretical foundation the concept of texts that circulate in the digital environment, of structure and use of textbooks for teaching Portuguese, Digital Literacy, the Bakhtinian concept of genre and of genres as one of the central axes in Portuguese teaching. As a result, two tables with lists of the texts found in the textbooks are presented, as well as an detailed analysis. Thus, this research aims at contributing to the work with textbooks, fostering reflection on their use and promoting discussion about the structure and role of the texts that circulate in the digital sphere and are worked on in printed textbook classrooms.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T16:47:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Luiz Eduardo Siva Moraes.pdf: 4475126 bytes, checksum: d539b317e9930f497adf3ae4cb7f53ef (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent1 recurso online (100 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975pt_BR
dc.titleTextos que circulam na esfera digital presentes em livro didático de língua portuguesa : uma questão de gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Adriana Cintra de, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherPrados, Rosália Maria Nettopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao MLA Luiz Eduardo Siva Moraes.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.