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dc.contributor.advisorBrito, Eliana Vianna, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Patricia Rodrigues Gomes dapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T20:31:09Z-
dc.date.available2022-03-25T20:31:09Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5517-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozmapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Durante os anos de trabalho, em Sala de recursos para crianças surdas, pudemos perceber que há uma grande distância entre o texto escrito e o leitor surdo, uma vez que grande parte das expressões usadas no nosso dia a dia são totalmente desconhecidas e não significam nada para esses sujeitos que, em sua maioria, tiveram contato com sua língua materna, a Libras, somente depois de entrarem na escola. O propósito desse trabalho foi o de contribuir com os professores de Língua Portuguesa para os estudantes surdos com uma proposta de sequência didática para o desenvolvimento de capacidades de linguagem para reescrita de um conto com alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental. Ao conhecermos a sequência didática proposta por Dolz & Schneuwly (2004), buscamos a possibilidade de trabalho com o gênero conto a partir dessa proposta. Escolhemos esse gênero por acreditar que, além de favorecer o desenvolvimento das capacidades de linguagem, pode viabilizar o trabalho de construção de significados para os sujeitos surdos, por propiciar situações diversas de leitura e reflexão sobre situações de comunicação e também pela carência de materiais disponíveis para que o professor possa se apoiar para o trabalho com reescrita de um conto com usuários de Libras. A partir do problema exposto, estabeleceu-se como objetivo geral desta pesquisa contribuir com uma proposta de uma sequência didática para o trabalho com leitura e reescrita de um conto. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise qualitativa de informações teóricas e, ainda, a análise de quatro reescritas de um conto infantil que serviram de indicadoras para elaboração das atividades que constituíram a sequência didática. Os resultados mostraram que o trabalho com sequência didática favoreceu o desenvolvimento das capacidades de linguagem por meio de atividades elaboradas para tal, as quais contribuíram para a compreensão dos elementos constitutivos do gênero que passaram a ser utilizados pelos estudantes surdos em suas reescritas. Conclui-se que essa pesquisa oferece uma contribuição ao trabalho dos professores dos estudantes surdos para reescrita do gênero discursivo conto.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: During the years of work in a resource room for deaf children, we could see that there is a great distance between the written text and the deaf reader, since most of the expressions used in our daily life are totally unknown and do not mean anything For those subjects who, for the most part, had contact with their natural language, Libras, only after entering school. The purpose of this work was to contribute with the Portuguese Language teachers to deaf students with a proposal of a didactic sequence for the development of language abilities to rewrite a story with students of the fourth and fifth year of Elementary School. By knowing the didactic sequence proposed by Dolz & Schneuwly (2004), we sought the possibility of working with the text from this proposal. We chose this text because it believes that, in addition to favoring the development of the language abilities, it can make possible the construction of meanings for deaf individuals, for providing diverse reading and reflection situations about communication situations and also for the lack of available materials for That the teacher can rely on rewriting a story. From the above problem, it was established as a general objective of this research to contribute with a proposal of a didactic-methodological practice of a didactic sequence for the work with reading and rewriting of a short story. The methodological procedures used were the qualitative analysis of theoretical information and also the analysis of four rewriting of a children's story that served as indicators for the elaboration of the activities that constituted the didactic sequence. The results showed that the work with a didactic sequence favored the development of language abilities through elaborated activities, which contributed to the understanding of the constituent elements of the genre that were used by deaf students in their rewriting. It is concluded that this research offers a contribution to the work of teachers of deaf students to rewrite the discursive genre story.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T20:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Patricia Rodrigues Gomes da Fonseca.pdf: 3284378 bytes, checksum: 4dc8f03392545bbe92dc26582ef61ab8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (122 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLibras - Língua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleProposta de uma sequência didática para o desenvolvimento de capacidades de linguagem para reescrita de um conto com alunos surdos do 4º e 5º anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherPereira, Maria Cristina da Cunhapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
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