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dc.contributor.advisorChamon, Marco Antôniopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Fausto Rafael Gmachpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T17:23:40Z-
dc.date.available2019-08-16T17:23:40Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/551-
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. Marco Antonio Chamonpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2004.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em pequenas empresas, visando identificar os tipos de estratégia adotados e sua relação com os estilos cognitivos de seus dirigentes. Para tanto, foi utilizado o modelo proposto por Miles e Snow para classificar as escolhas estratégicas reportadas pelos empresários. Esta escolha fundamenta-se no fato de que a taxonomia tem se mostrado adequada para a análise do comportamento estratégico de pequenas empresas. Em relação ao aspecto cognitivo, foi usado o modelo KAI (Kirton Adaptor- Innovator) para se avaliar o estilo dos dirigentes. Os dados foram coletados em empresas da região do Vale do Paraíba, SP e da região de Campinas, SP. A análise desses dados revela, em primeiro lugar, que todos os quatro tipos estratégicos são encontrados em ambas as regiões, e que a distribuição desses tipos não apresenta diferenças significativas de uma região para outra. Quanto ao estilo cognitivo, pode-se verificar que os resultados obtidos são equivalentes àqueles encontrados em pesquisas similares realizados no exterior, e que os empresários distribuem-se igualmente entre inovadores e adaptadores. Finalmente, embora não tenha sido possível encontrar correlação significativa entre os estilos cognitivos e a tipologia estratégica geral das empresas de ambas as regiões, foi identificada uma forte correlação entre estilo inovador e estratégia prospectiva e também entre estilo adaptador e estratégia defensiva nas áreas relativas ao empreendedorismo e à tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work has for objective to present the results of a research realized in small companies, seeking to identify the strategy types adopted and your relationship with your leaders' cognitive styles. For this reason, the model used was proposed by Miles and Snow to classify the choices strategic reported for the entrepreneurs. This choice is based in the fact that the taxonomic has been showing if appropriate for the analysis of the strategic behavior of small companies. In relation to the cognitive aspect, the model was used KAI (Kirton Adaptor-Innovator) to evaluate the leaders' style. The data were collected in companies of the area of the Vale do Paraíba, SP and of the area of Campinas, SP. The analysis of those data reveals, in first place, that all the four strategic types are found in both areas, and that the distribution of those types doesn't present significant differences of an area for other. With relationship to the cognitive style, it can be verified that the obtained results are equivalent, those found in similar researches accomplished in the exterior, and that the entrepreneurs are distributed equally between innovators and adapters. Finally, although it has not been possible to find significant correlation between the cognitive styles and the general strategic typology of the companies of both areas, it was identified a strong correlation between innovative style and prospective strategy and also among adapting style and defensive strategy in the relative areas to the entrepreneurial activities and the technology.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T17:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gomes_fausto_rafael_gmach.pdf: 549224 bytes, checksum: 2ad84a200bb7858cc47a6343b4cd1305 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.format.extent97 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEstratégia organizacionalpt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectTipologia de Miles e Snowpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleFormação de estratégias organizacionais em pequenas empresas : um estudo regionalpt_BR
dc.title.alternativeThe making of organizational strategy in small business: a regional study.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherManolescu, Friedhilde Maria Kustnerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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