Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorSchildberg, Lerrine Marie Tábata Carvalho, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T21:54:25Z-
dc.date.available2022-03-31T21:54:25Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5550-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdalapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo, propôs-se à realização de uma pesquisa sobre a dança popular e sua inserção no ambiente educacional. A introdução de manifestações da cultura popular na escola reveste-se de contrariedades devido às diferenças entre a cultura formal e popular. Ressalta-se, além disso, que o desafio engloba superar as representações da dança cristalizadas na e pela sociedade, que desconsidera a dança popular. Na pesquisa proposta, o objetivo foi investigar o trabalho de oficinas efetuado nas escolas, por Mestre Paizinho, representante da cultura popular tradicional na região do vale do Paraíba paulista. Esse mestre da cultura popular desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular. A presente dissertação justifica-se pela constatação do desafio e da proporcional relevância do ensino das danças populares como agente colaborador no processo de desenvolvimento humano e importância da valorização da cultura popular nos estabelecimentos formais de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como qualitativa, e pretendeu-se, portanto, estudar a temática selecionada a partir do método de estudo de caso e de aportes relacionados à história oral, bem como, de análise de documentos legais vigentes que abarcam a organização do sistema educacional brasileiro. Deste modo, a coleta de dados foi realizada em uma escola municipal de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista. As técnicas empregadas englobaram a observação sistemática de uma oficina ministrada pelo Mestre da cultura, e a realização de entrevistas, no total de três: com o Mestre, a gestão da escola e o professor responsável pela mediação e realização da oficina na escola. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para o ensino do conteúdo dança popular no contexto da Educação física nas escolas, apresentando a análise dos dados, buscando a centralidade da discussão no desafio de temáticas relacionadas ao ensino e propagação da dança popular, visando enriquecer a formação integral da comunidade escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study, a research about popular dance and its insertion in educational environment was proposed. The introduction of popular culture manifestations in schools is covered with setbacks due to the differences between formal and popular culture. It emphasizes, in addition, that the challenge encompasses getting over crystallized dance presentations into and by society, that ignores popular dance. In the tabled research, the objective was to investigate the workshops hosted at schools by Mestre Paizinho, a representative of traditional popular culture in the Paraíba Valley in the state of São Paulo. This master of popular culture develops an educative project guided by popular dance at schools. This dissertation is justified by the evidence of the challenge and proportional relevance of teaching popular dances as a collaborator in the process of human developing and the importance of popular culture enhancement in formal teaching establishments. Methodologically, it is characterized as qualitative, and it was intended, therefore, to study the selected theme by the case study method and by oral history input, as well as by analyzing current legal documents, which embrace the Brazilian educational system structure. Thus, the data collection was done in a municipal school of a city of the Paraíba Valley in the of São Paulo. The used techniques included the systematic and structured observation of a workshop guided by the cultural Master, and the conduction of a set of three interviews: one with the Master, one with the school manager and one with the teacher who was responsible for the workshop mediation and realization at that school. This research is expected to contribute to the teaching of popular dance content in physical education at schools, presenting the data analysis, pursuing the main point of the discussion on the challenging issues related to teaching and propagating popular dance, aiming to enrich the integral formation of school community.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-31T21:54:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lerrine Marie Tabata Carvalho Schildberg.pdf: 5283046 bytes, checksum: afd28ab04d63c27f6501bd57c6824d1a (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (202 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectDança popularpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectParaíba do Sul, Rio, Valept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA cultura popular fazendo escola : a inserção e valorização da dança popular no contexto educativo por intermédio de um Mestre da culturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherHolanda, Fabíolapt_BR
dc.contributor.otherCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lerrine Marie Tabata Carvalho Schildberg.pdf5.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.