Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Bruno Luispt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T22:17:10Z-
dc.date.available2022-03-31T22:17:10Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5551-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdalapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, objetivou-se investigar a situação e as condições do sistema educacional como reflexo da sociedade no processo de transformação da educação em mercadoria, a partir da análise da pressão sobre os estudantes do Ensino Médio com relação à aprovação no vestibular. Para tanto, foi necessário considerar as interferências sociais do fenômeno de mercantilização da educação. Percebe-se que, com o passar dos anos, principalmente no período entre 1970 aos anos 2000, a educação no Brasil acabou sendo alvo desse fenômeno que ocorre em praticamente todo o mundo. Os ideais da educação, de tornar o sujeito autônomo e capaz de transformar sua situação foram paulatinamente substituídos por uma forma de educação que transforma escolas em empresas e famílias e alunos em clientes. Pretendeu-se, pois, analisar como se configura essa relação e quais suas implicações com o meio social. A visão do que é sucesso e de como atingi-lo perpassa esse cenário de competição e gera pressão nos alunos para a aprovação em vestibulares. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida a partir da História Oral. Realizaram-se entrevistas com dez sujeitos oriundos de escolas de ensino médio de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, sendo oito alunos e dois coordenadores, compondo um grupo de cinco sujeitos de uma escola particular e cinco de uma escola pública estadual. Considerando as teorias da História da Educação, da Filosofia da Educação e da Sociologia da Educação, buscou-se compreender a atual situação da educação a partir das formas de gestão. O ponto de vista interdisciplinar permitiu melhor compreensão do fenômeno da mercantilização da educação. Por meio das entrevistas, notou-se que a escola tem retratado e mantido, em sua realidade, a estrutura social de competição e ou descarte de possibilidades de escolhas, no que se refere aos exames vestibulares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work, the objective was to investigate the situation and the conditions of the educational system as a reflection of society in the process of transforming education into merchandise, based on the analysis of the pressure on high school students regarding the approval in the vestibular. In order to do so, it was necessary to consider the social interferences of the commodification phenomena of education. It can be seen that, most over the period since 1970 into the 2000's, education in Brazil has become the target of this phenomenon that occurs practically all over the world. The ideals of education, of making the subject autonomous and capable of transforming their situation, have gradually been replaced by a form of education that transforms schools into businesses and families and students into clients. It was intended, therefore, to analyze how this relationship is configured and what its implications are with the social environment. The vision of what is successful and how to achieve it permeates this competition scenario and generates pressure on students to pass the entrance examination. Methodologically, the research was developed from Oral History. Interviews were conducted with ten subjects from high schools in a municipality in the Metropolitan Region of the Paraiba Valley, with eight students and two coordinators, comprising a group of five individuals from a private school and five from a state public school. Considering the theories of the History of Education, the Philosophy of Education and the Sociology of Education, we sought to understand the current situation of education from the forms of management. The interdisciplinary point of view allowed a better understanding of the phenomenon of the commodification of education. Through the interviews, it was noticed that the school has portrayed and maintained in its reality the social structure of competition and or discarding possibilities of choices, regarding the vestibular exams.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-31T22:17:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruno Luis Cardoso.pdf: 922023 bytes, checksum: fe82a294f1de1222c077b026920d5c37 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (98 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectSistema educacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos econômicospt_BR
dc.titleEducação mercadológica : implicações sociais da instrumentalização da educação para o mercadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, André L. (Luiz), 1973-pt_BR
dc.contributor.otherLemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bruno Luis Cardoso.pdf900.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.