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dc.contributor.advisorPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Carolina dos Santos, 1984-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T20:14:25Z-
dc.date.available2022-04-11T20:14:25Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5599-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marcia Maria Dias Reis Pachecopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa inscreve-se no âmbito da escolarização e do desenvolvimento humano e teve por objetivo compreender os sentidos construídos e compartilhados por alunos de escolas públicas sobre a escola de Ensino Médio. Para tanto, investigou-se os aspectos histórico-sociais da adolescência e a função social da escola na contemporaneidade. A pesquisa está embasada na perspectiva Histórico-Cultural que considera a constituição dos sujeitos como histórica, social e mediada pela linguagem. Nessa concepção tem grande importância os processos de significação que acontecem na internalização das relações sociais e produzem novos sentidos nos sujeitos. Para compreender essa produção de sentidos dos jovens sobre suas relações com a escola, foi realizada uma pesquisa qualitativa em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. Na coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários e narrativas autobiográficas realizadas através de diários reflexivos. Os questionários trouxeram dados para a elaboração do perfil dos alunos e os discursos desses jovens possibilitaram a composição de categorias de análise que mostram as percepções que eles tem do nível de ensino que cursam. Dentro do contexto escolar pode-se empreender como resultado a complexidade das relações do jovem com a escola contemporânea passando por questões como: o vínculo entre estudo e qualidade de vida, a tensa relação professor/aluno, as constantes transformações do mercado de trabalho e das formas de construção de conhecimentos e a ideia de futuro, de vir a ser alguém com o término do curso. Os jovens sinalizam as dificuldades que a escola tem de cumprir seus objetivos e o quanto não está preparada para uma formação desafiadora, emancipatória e não excludente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research is part of the scope of schooling and human development and aimed to understand the meanings constructed and shared by students of public schools about the high school. For that, the historical-social aspects of adolescence and the social function of the school in contemporary times were investigated. The research is based on the historical-cultural perspective that considers the constitution of subjects as historical, social and mediated by language. In this conception the processes of signification that happen in the internalization of social relations and produce new meanings in the subjects have great importance. In order to understand this production of young people's meanings about their relationships with the school, a qualitative research was carried out in a high school of the public network of the state of São Paulo. In the collection of data, questionnaires and autobiographical narratives were used as reflective diaries. The questionnaires brought data for the elaboration of the profile of the students and the discourses of these young people made possible the composition of categories of analysis that show the perceptions that they have in the level of education that they study. Within the school context, one can undertake as a result the complexity of young people's relationships with contemporary school through such issues as: the link between study and quality of life, the tense teacher/student relationship, the constant changes in the job market and Ways of building knowledge and the idea of the future, to become someone with the end of the course. The young people indicate the difficulties that the school has to fulfill its objectives and how much it is not prepared for a defiant, emancipatory and non-excluding formation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-11T20:14:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Moraes Fuzaro.pdf: 812850 bytes, checksum: e3d92ec9cf31e6f42de422719d0889d1 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (107 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.titleUm olhar do aluno jovem : as percepções e os sentidos da escola de Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Maria Inêspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humanopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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