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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Adriana Cristina de Lima, 1978-pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T00:13:43Z-
dc.date.available2024-08-21T00:13:43Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5601-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo investigar e analisar as práticas e técnicas pedagógicas realizadas por professores do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, que tinham matriculado em suas salas de aula alunos com deficiência. Os sujeitos estudados nesta pesquisa foram doze professores, sendo dez da classe regular, uma professora de inglês e uma de arte e seus quinze alunos dos quais apresentam: Síndrome de Down, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla, TDAH, Autismo e Esquizofrenia, tendo enfoque na relação aluno-professor e nos fazeres pedagógico. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, utilizando-se de entrevistas semiestruturada com professores, observação das salas de aula com registro em diário de campo; revisão bibliográfica; coleta de informações no Plano Gestor, na Ficha de matricula do aluno, na ficha de relatório na sala de Recursos; imagens de materiais didáticos. A análise de dados foi realizada com base na 'Análise de conteúdo' proposta por Bardin (2016). O referencial teórico pautou-se nos estudos de Vigotsky (1983, 2010), Mazzotta (1993, 1996, 1997, 2002), Rodrigues (2006, 2008), Jannuzzi (2012), Bueno (2000, 2003, 2012), entre outros. A análise e a discussão dos resultados revelaram que os docentes demonstraram expectativas e angústias ao receberem os alunos com deficiência e não contaram com o apoio técnico de uma equipe especializada. Contudo, as percepções e atitudes dos professores frente aos alunos com deficiência revelaram um sentimento de comprometimento com a qualidade da educação a eles oferecido. Observou-se a necessidade da composição de uma equipe multidisciplinar para construção propostas educacionais inclusivas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas colaborativas. O estudo torna-se importante por apontar a necessidade de ensino e práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com deficiência, além da reflexão indispensável sobre a formação docente voltada para a consolidação de uma educação escolar de qualidade para todos os alunos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was to investigate and analyze the pedagogical practices and techniques carried out by elementary school teachers from the 1st to 5th grade who had enrolled students with disabilities in their classrooms. The subjects studied in this research were twelve teachers, ten of the regular class, one teacher of English and one of art and its fifteen students of which they present: Down Syndrome, Visual Impairment, Intellectual Disabilities, Multiple Disabilities, ADHD, Autism and Schizophrenia, focusing on the student-teacher relationship and the pedagogical tasks. This is a qualitative approach, using semi-structured interviews with teachers, observation of classrooms with a journal in the field; literature review; collection of information in the Management Plan, in the enrollment form of the student, in the report card in the Resources room; images of didactic material. Data analysis was performed based on the 'Content analysis' proposed by Bardin (2016). The theoretical framework was based on studies by Vigotsky (1983, 2010), Mazzotta (1993, 1996, 1997, 2002), Rodrigues (2006, 2008), Jannuzzi (2012), Bueno (2000, 2003, 2012), among others. The analysis and discussion of the results revealed that the teachers showed expectations and anxieties when receiving students with disabilities and did not have the technical support of a specialized team. However, teachers' perceptions and attitudes towards students with disabilities revealed a sense of commitment to the quality of education offered to them. It was observed the need of the composition of a multidisciplinary team to construct inclusive educational proposals and the development of collaborative pedagogical practices. The study becomes important for pointing out the need for teaching and pedagogical practices aimed at students with disabilities, as well as the indispensable reflection on teacher education aimed at consolidating a quality school education for all students.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-21T00:13:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (159 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleAtendimento educacional a alunos com deficiência : gestão e pratica de ensino na sala de aiula regularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherCosta-Renders, Elizabete Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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