Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ana Cláudia dos, 1983-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:49:55Z-
dc.date.available2022-04-20T17:49:55Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5605-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa Calilpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação continuada de professores é um tema ainda polêmico por não se conhecerem os resultados ou efeitos dessas formações junto à prática pedagógica dos professores em sala de aula. Esse trabalho pretendeu dar voz aos professores e a uma professora formadora com o propósito de conhecer e analisar suas impressões sobre a formação continuada para seu desenvolvimento profissional, identificando quais estratégias ou mudanças ocorreram em suas aulas, a partir de uma formação centrada na escola. Teve como objetivo investigar e analisar a experiência de formação continuada de professores tida como bem-sucedida. Para tanto valeu-se de referenciais teóricos como Tardif (2014), Moriconi (2017), Marcelo; Vaillant (2012), Gatti (2009), Imbernón (2010/2011), Davis (2012), Canário (1998/2001) entre outros, os quais fundamentaram a discussão sobre a formação continuada do professor. A presente pesquisa foi realizada na única Escola Municipal de anos iniciais de Educação Fundamental, localizada em um município do Vale do Paraíba paulista. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento para a coleta de dados dois grupos focais, com a participação de 14 professores polivalentes de sala regular, ou seja, professores licenciados em Normal Superior ou em Pedagogia que ministram todas as disciplinas do currículo do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, exceto Artes e Educação Física. Também contou com entrevista semiestruturada, a fim de conhecer as impressões de uma professora formadora do grupo. Os resultados obtidos neste estudo revelam alguns elementos para uma formação continuada bem-sucedida. Primeiro, porque acontece dentro da escola, portanto, em contexto, contando com uma formadora que valoriza o saber docente dos professores envolvidos e que sabe ouvi-los e acompanhá-los na resolução de problemas de aprendizagem dos seus alunos e segundo, mas não menos importante, o engajamento dos professores com a formação continuada. No entanto, a formação continuada desenvolvida nesta escola foi tida como exitosa, porque as relações interpessoais construídas entre professores e professora formadora permitiram que os docentes se entregassem à formação refletindo sobre a ação de ensinar e promovendo mudanças em suas práticas pedagógicas. Eles passaram a planejar e a replanejar novas maneiras de abordar determinados conteúdos para tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, o que também contribuiu para o desenvolvimento profissional do grupo. A formação continuada de professores é um tema ainda polêmico por não se conhecerem os resultados ou efeitos dessas formações junto à prática pedagógica dos professores em sala de aula. Esse trabalho pretendeu dar voz aos professores e a uma professora formadora com o propósito de conhecer e analisar suas impressões sobre a formação continuada para seu desenvolvimento profissional, identificando quais estratégias ou mudanças ocorreram em suas aulas, a partir de uma formação centrada na escola. Teve como objetivo investigar e analisar a experiência de formação continuada de professores tida como bem-sucedida. Para tanto valeu-se de referenciais teóricos como Tardif (2014), Moriconi (2017), Marcelo; Vaillant (2012), Gatti (2009), Imbernón (2010/2011), Davis (2012), Canário (1998/2001) entre outros, os quais fundamentaram a discussão sobre a formação continuada do professor. A presente pesquisa foi realizada na única Escola Municipal de anos iniciais de Educação Fundamental, localizada em um município do Vale do Paraíba paulista. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento para a coleta de dados dois grupos focais, com a participação de 14 professores polivalentes de sala regular, ou seja, professores licenciados em Normal Superior ou em Pedagogia que ministram todas as disciplinas do currículo do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, exceto Artes e Educação Física. Também contou com entrevista semiestruturada, a fim de conhecer as impressões de uma professora formadora do grupo. Os resultados obtidos neste estudo revelam alguns elementos para uma formação continuada bem-sucedida. Primeiro, porque acontece dentro da escola, portanto, em contexto, contando com uma formadora que valoriza o saber docente dos professores envolvidos e que sabe ouvi-los e acompanhá-los na resolução de problemas de aprendizagem dos seus alunos e segundo, mas não menos importante, o engajamento dos professores com a formação continuada. No entanto, a formação continuada desenvolvida nesta escola foi tida como exitosa, porque as relações interpessoais construídas entre professores e professora formadora permitiram que os docentes se entregassem à formação refletindo sobre a ação de ensinar e promovendo mudanças em suas práticas pedagógicas. Eles passaram a planejar e a replanejar novas maneiras de abordar determinados conteúdos para tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, o que também contribuiu para o desenvolvimento profissional do grupo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The continuous formation of teachers is a controversial issue because the results or effects of these formations are not known together with the pedagogical practice of teachers in the classroom. This work aimed to give voice to the teachers and to a teacher trainer with the purpose of knowing and analyzing their impressions about the continued formation for their professional development, identifying which strategies or changes occurred in their classes from a centered formation in the school. It aimed to investigate and analyze the experience of continuing teacher education as successful. For that, it was based on theoretical references such as Tardif (2014), Moriconi (2017), Marcelo; Vaillant (2012), Gatti (2009), Imbernón (2010/2011), Davis (2012), Canario (1998/2001), among others, who founded the discussion about continuing teacher education. The present research was carried out in the only Municipal School of Initial Years of Fundamental Education, located in a municipality of the Paraíba Valley of São Paulo. It is a qualitative research, which used as a data collection instrument two focus groups, with the participation of 14 polyvalent regular classroom teachers, that is, teachers graduated in Normal Superior or in Pedagogy that teach all subjects of the curriculum of the first cycle of Basic Education, except Arts and Physical Education. She also had a semi-structured interview, in order to know the impressions of a teacher who formed the group. The results obtained in this study reveal some elements for a successful continuing education. Firstly, because it happens inside the school, therefore, in context, having a teacher who values the teacher's knowledge of the teachers involved and who knows how to listen to them and accompany them in solving their students' learning problems and second but not least important, the commitment of teachers to continuing education. However, the continued formation developed in this school was considered as successful, because the interpersonal relations built between teachers and teacher trainer allowed the teachers to indulge in the formation reflecting on the action of teaching and promoting changes in their pedagogical practices. They began to plan and redesign new ways of approaching certain content to make student learning more meaningful, which also contributed to the professional development of the group.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T17:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Claudia dos Santos.pdf: 1344765 bytes, checksum: fe6e73716e86568b4e39a8db3376504f (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (116 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectEducação - Qualidadept_BR
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt_BR
dc.titleFormação continuada exitosa : efeitos no desenvolvimento profissional docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.