Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorRocha, Ana Carolina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:51:32Z-
dc.date.available2022-04-20T17:51:32Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5606-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Correa Calilpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A retórica sobre a qualidade do ensino tem estimulado o crescimento das pesquisas voltadas para a formação docente. Em decorrência disso, os cursos de mestrado profissional em educação vêm aumentando, pois suas propostas, bem como suas diretrizes curriculares e seus objetivos, apregoam, prioritariamente, formar professores da Educação Básica comprometidos com a superação dos problemas educacionais do Brasil, preparando esses professores para adequar suas práticas educativas às diferentes realidades socioculturais, favorecendo a inclusão e a aprendizagem de todos os alunos. Em virtude dos aspectos apresentados, a presente pesquisa volta-se para a área da formação docente, adotando um prisma diferenciado, o de dar voz aos Egressos de um programa de mestrado profissional em educação, procurando compreender relações entre a formação que realizaram no curso e seu desenvolvimento profissional. Assim, realizou um estudo de caso sobre a primeira turma de Egressos (ingressantes em 2014 e formados em 2016) de um MPE oferecido por uma Universidade localizada no interior de São Paulo. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, que buscou descrever, a partir da análise dos dados coletados (documentos institucionais, dissertações dos Egressos e entrevistas semiestruturadas), indicadores de influência desse curso no desenvolvimento profissional dos Egressos. O trabalho está teoricamente amparado em estudos que tratam da pós-graduação no Brasil, da consolidação do mestrado profissional, da formação docente e do desenvolvimento profissional de professores, valendo-se dos trabalhos de Cury (2005), Imbernón (2001), Garcia (1999), Day (2001), Nóvoa (1992), André (2016), Contreras (2003) e Formosinho (2009). A análise e a interpretação dos dados destacaram como resultados dois eixos: a) o contexto de formação e b) a trajetória de mestrando a mestre. Os dados coletados se mostram consoantes aos estudos atuais sobre a formação docente e sobre as propostas de MPE. O curso estudado configurou-se como uma formação propulsora de mudanças no desenvolvimento profissional daqueles que o fizeram, exercendo influências significativas em suas práticas educativas, no desenvolvimento da concepção de profissionalidade, da autonomia moral e da responsabilidade social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T17:51:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Carolina da Silva Rocha.pdf: 1012860 bytes, checksum: 8e4414597907467a1b31a1b853c100ca (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (121 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMestrado profissionalpt_BR
dc.subjectAlunos egressospt_BR
dc.titleInfluências do Mestrado Profissional em Educação no desenvolvimento profissional dos Egressos de 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherAbdalla, Maria de Fátima Barbosa, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Carolina da Silva Rocha.pdf989.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.