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dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Teresa de Moura, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Sandra Mara Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:56:46Z-
dc.date.available2022-04-20T17:56:46Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5610-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A formação dos professores é um dos caminhos para a melhoria da qualidade da educação, assim, muitas redes de ensino buscam, por meio de formações continuadas, o desenvolvimento profissional de seu grupo de professores, tendo como formador, o Coordenador Pedagógico, que por meio do acompanhamento do trabalho docente propõe reflexões e ações visando mobilizá-los a aprimorarem suas práticas pedagógicas de forma a refletir num avanço na aprendizagem. Deste modo, nos propusemos a investigar o acompanhamento da prática docente e as intervenções pedagógicas realizadas pela Coordenadora Pedagógica de uma escola de ensino fundamental em uma rede municipal no interior paulista. Para tanto, realizou-se este estudo de abordagem qualitativa que usou como instrumentos a entrevista semiestruturada, a análise de documentos e instrumentos utilizados pela participante de nossa pesquisa. Tais instrumentos permitiram analisar como ela realiza a formação de professores e o acompanhamento da prática docente. A análise e interpretação dos dados foram organizados e submetidos à análise de conteúdo. Contou com os referenciais teóricos de Marcelo (1999); Placco, Almeida e Souza (2010-2015); Imbernón (2011; 2016); Vasconcellos (2013) e Tardif (2014). Os resultados são apresentados em três eixos. No primeiro eixo, a aprendizagem da função e os aspectos que contribuem e dificultam o trabalho da Coordenadora Pedagógica, neste eixo identificamos que para a aprendizagem da função, foram fundamentais a parceria da diretora da escola e o desenvolvimento profissional da coordenadora, tendo como aspectos facilitadores, as parcerias com a comunidade escolar e o relacionamento interpessoal. Como aspectos dificultadores do trabalho da coordenadora identificamos os desvios de função e a resistência dos professores em mudar suas práticas pedagógicas. No segundo eixo, o Coordenador Pedagógico e a formação de professores, identificamos que o trabalho da coordenadora está estruturado em cinco pilares, são eles: articulador, transformador, informador e organizador que se articulam ao pilar formador. Como último eixo, o acompanhamento da prática docente, identificamos que devido às demandas de trabalho e os desvios de função, a Coordenadora Pedagógica se utiliza de alguns documentos e instrumentos para melhor acompanhar o trabalho dos professores, como acompanhamento e devolutivas dos Diários de Classe e elaboração de planilhas para registro da aprendizagem dos alunos. Assim, verificamos que para desenvolver sua função pedagógica, a coordenadora enfrentou os desafios de sua rotina de trabalho buscando realizar boas práticas formativas que refletiram positivamente nos indicadores de aprendizagem e utilizou os instrumentos para acompanhar e orientar o trabalho docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Training of teachers is one of the ways to improve the quality of education, so many education networks search, through continuing training, the professional development of their group of teachers, having as trainer, the Pedagogical Coordinator, through of the work of the teacher proposes reflections and actions aiming to mobilize them to improve their pedagogical practices in order to reflect in an advance in the learning. In this way, we set out to investigate the follow-up of teaching practice and the pedagogical interventions carried out by the Pedagogical Coordinator of a primary school in a municipal network in the interior of São Paulo. For this, a qualitative study was carried out, which used as instruments the semi-structured interview, the analysis of documents and instruments used by the participant of our research. These instruments allowed to analyze how it realizes the formation of teachers and the accompaniment of the teaching practice. The analysis and interpretation of the data were organized and submitted to content analysis. He counted on the theoretical references of Marcelo (1999); Placco, Almeida e Souza (2010-2015); Imbernón (2011; 2016); Vasconcellos (2013) and Tardif (2014). The results are presented in three axes. In the first axis, the learning of the function and the aspects that contribute to and difficult work of the Pedagogical Coordinator, in this axis we identified that for the learning of the function, the partnership of the school director and the professional development of the coordinator were fundamental, having as facilitator aspects, partnerships with the school community and interpersonal relationship. As aspects of the coordinator's difficulties, we identified the deviations of function and the resistance of teachers to change their pedagogical practices. In the second axis, the Pedagogical Coordinator and the teacher training, we identified that the work of the coordinator is structured in five pillars, they are: articulator, transformer, informant and organizer that are articulated to the pillar formative. As the last axis, the monitoring of the teaching practice, we identified that due to the demands of work and the deviations of function, the Pedagogical Coordinator uses some documents and instruments to better follow the work of the teachers, as follow-up and devolutive of the Class Diaries and elaboration of spreadsheets to record student learning. Thus, in order to develop her pedagogical role, the coordinator faced the challenges of her work routine in order to carry out good training practices that reflected positively on the learning indicators and used the tools to monitor and guide the teaching work.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T17:56:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra Mara Tavares Rodrigues.pdf: 4951583 bytes, checksum: 044c611ae8f74b35ee1d0f7779a25f17 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (148 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico e os desafios da sua função na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherKeller-Franco, Elizept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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