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dc.contributor.advisorBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Adriana dos Anjos Pereira da, 1961-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:59:57Z-
dc.date.available2022-04-20T17:59:57Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5614-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolottipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa teve por objetivo analisar como as mudanças do mundo do trabalho da docência afetam a profissionalidade de docentes, do Ensino Fundamental I, com tempos diferentes de atuação. Esse exame se justificou diante da complexidade social, dos avanços tecnológicos e científicos, do desenvolvimento econômico, dos cuidados emergentes para com o meio ambiente, que invadem a escola e contextualizam o trabalho do docente. Quis esse estudo, analisar professores, de uma escola pública, municipal, de uma cidade do interior, do Estado de São Paulo, do Vale do Paraíba Paulista. Foi uma pesquisa qualitativa e teve como técnica de coleta de dados entrevistas pré-elaboradas, com professoras do segmento apontado. Os dados coletados foram submetidos ao software IRaMuTeq e discutidos, por meio do cruzamento, entre as classes e excertos, apontados por este programa e as transcrições das entrevistas. As ferramentas utilizadas para este fim foi a análise de conteúdo e a construção de mapas mentais, que enredaram os discursos das docentes. Somente professoras mulheres, num total de seis, se dispuseram participar desta pesquisa. Assim, organizou-se: dois grupos: três docentes com o tempo de atuação de 3 a 5 anos e três docentes, com 15 a 20 anos de atuação. Um estudo que, de início, teve seu título, com o viés masculino, trouxe a grata surpresa do caráter feminino, da força de trabalho da mulher e, em contrapartida, a precariedade e desvalorização desta atividade, justamente, por serem mulheres. Conclui-se que ser professora hoje é diferente de vinte anos atrás e que a complexidade implícita da profissão, traz para o processo, um quadro dialético, entre o medo e o prazer de estar em sala de aula, que permeia o inteligível e o emocional, que propiciam progresso gradual, na construção da profissionalidade, do professor, em especial, da mulher professora, pois este construto, de significado intrínseco ao seu papel na sociedade, ocorre, no desenvolvimento da atividade profissional e na inter-relação com o seu percurso pessoal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as objective to analyze how the changes in the world of teaching work affect the professionalism of teachers, Elementary School I, with different times of action. This examination was justified in the face of social complexity, technological and scientific advances, economic development, emergent care for the environment, which invade the school and contextualize the work of the teacher. I wanted this study to analyze teachers from a public, municipal school in a city in the interior, in the State of São Paulo, in the Vale do Paraíba Paulista. It was a qualitative research and had as data collection technique pre-elaborated interviews, with teachers of the indicated segment. The collected data were submitted to the IRaMuTeq software and discussed, through the intersection, between the classes and excerpts, indicated by this program and the transcripts of the interviews. The tools used for this purpose were content analysis and the construction of mental maps, which entangled teachers' discourses. Only female teachers, a total of six, were willing to participate in this research. Thus, two groups were organized: three teachers with three to five years of service and three teachers with 15 to 20 years of service. A study that initially had its title, with the male bias, brought the grateful surprise of the feminine character of the woman's workforce, and, on the other hand, the precariousness and devaluation of this activity, precisely because they are women. One concludes that being a teacher today is different from twenty years ago and that the implicit complexity of the profession brings to the process a dialectical framework between fear and the pleasure of being in the classroom that permeates the intelligible and the emotional , which foster a gradual progress in the construction of professionalism, of the teacher, especially of the female teacher, because this construct, of intrinsic meaning to its role in society, occurs in the development of professional activity and in the interrelationship with its course folks.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T17:59:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana dos Anjos Pereira da Silva.pdf: 2961036 bytes, checksum: a843e430255bb772ed1b5f752301fa5b (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (238 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessoras - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleSer professora : o trabalho da docência em tempos diferentes de atuaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.otherHolanda, Fabíolapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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