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dc.contributor.advisorCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Viviane Cristina Pavanetti, 1978-pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T18:13:57Z-
dc.date.available2022-04-20T18:13:57Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5615-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A problemática da inclusão continua como tema de grandes discussões entre os profissionais da educação, sendo um desafio para as políticas educacionais em todo mundo. A inclusão deve ser pensada de maneira abrangente, não se limitando apenas à inclusão de pessoas com deficiência, mas a inclusão de "Todos", inclusive daqueles socialmente menos favorecidos. A escola deve ser a porta para uma escolarização que deve informar e formar cidadãos que busquem a diminuição dos índices de desigualdades. O objetivo desta pesquisa foi conhecer como a equipe gestora e os docentes do Ensino Fundamental, dos anos iniciais e finais, de escolas da Rede Pública Municipal, de uma cidade do Vale do Paraíba Paulista, compreendem a escola inclusiva na perspectiva da inclusão de alunos em vulnerabilidade social. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com uma amostra composta por 10 escolas de Educação Básica. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas e a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para 100 docentes e 10 gestores. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, utilizando o auxílio do software IRaMuTeQ. Concluímos, com esta pesquisa, que docentes e gestores desta rede de ensino não consideram alunos em vulnerabilidade social como alunos de inclusão, pois o tema inclusão ainda está extremamente vinculado à inclusão de pessoas com deficiência. Considera-se que o tema está silenciado, mesmo sendo urgente em nossa sociedade. Docentes afirmam que o principal problema enfrentado por eles é a falta de conhecimento e os gestores apontam a falta de apoio das políticas públicas. Ambos acreditam que a falta de estrutura familiar é a fonte dos problemas relacionados aos alunos em vulnerabilidade. Consideramos que os obstáculos da inclusão podem ser reduzidos mediante a colaboração ativa entre as políticas públicas, profissionais da educação e outros interessados pelo tema, da comunidade local. É necessário voltar um novo olhar para a formação inicial do docente e sua formação continuada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The issue of inclusion keeps being a topic of wide discussion between education professionals as a challenge for educational policies around the world. Inclusion should be thought in a comprehensive way, not limited only to the inclusion of people with disabilities, but the inclusion of "All", including those socially least privileged. The school should be the door to an enrolment that seeks to inform and to prepare citizens, contributing to the reduction of inequality rates. The aim of this research was to know how the management team and the teachers from Elementary until Middle Public School in a city of Vale do Paraiba Paulista. They understand the inclusive school, with the perspective of the inclusion of students in social vulnerability. This research of qualitative approach counted on a sample composed by 10 schools of Elementary Education. The data collection carried out through the documentary analysis of the Political Project of Pedagogical Schools and the application of a quiz with open and closed questions for 100 teachers and 10 principals. Data analysis was performed using Bardin content analysis using the IRAMUTEQ software. We could conclude that teachers and managers do not consider students in social vulnerability as inclusion students, because the inclusion theme is still extremely linked to the inclusion of people with disabilities. Teachers say that the main problem, they face, is the lack of knowledge and principals point out about the lack of public policy support. Both believe that family structure is the source of problems related to these students. We consider that the obstacle of inclusion can be reduced through active collaboration among public policies, education professionals and other interested in this theme, in the local community. It?s required to come back a new looking at initial docent formation and his continued education.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T18:13:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Viviane Cristina Pavanetti de Souza.pdf: 1234871 bytes, checksum: d695741a134ea117e4f4b4bfaa1f2ba9 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (129 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleVisão de gestores e docentes do Ensino Fundamental sobre a inclusão de crianças em vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Patrícia Cristina Albieri dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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