Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5640
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorPocker, Erika Pastorellipt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T23:14:47Z-
dc.date.available2022-05-05T23:14:47Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5640-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Ana Maria Corrêa Calilpt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho abordou a importância da formação continuada do diretor de escola, e o enfrentamento de conflitos que surgem com a equipe pedagógica, refletindo sobre os conceitos de conflito, bem como o papel e a formação do diretor e as transformações sociais e seu reflexo no contexto escolar. Apresentou como objetivo, analisar quais as necessidades formativas do diretor, para o gerenciamento de conflitos no seu cotidiano escolar. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como instrumento o grupo focal, realizado com dez diretoras da Educação Básica, atuantes na Educação Infantil, na rede de ensino de São José dos Campos/SP. O conteúdo apreendido foi aprofundado com referências bibliográficas recentes, sobre os temas tratados. Os resultados apontaram que, as diretoras encontram-se esgotadas, com os conflitos existentes na escola, os quais são oriundos de concepções divergentes, quanto ao papel pedagógico desempenhado pela comunidade escolar, nas quais elas atuam evidenciadas por um quadro de transformações sociais e recentes reformulações na política educacional, que alteram e interferem na gestão escolar. A análise dos dados revelou que, é recorrente o desejo de formação e troca de experiências entre as diretoras, para melhor exercer sua função. Diante dos resultados apresentados, espera-se contribuir com alternativas, visando promover e fortalecer a formação dos diretores e diretoras da rede municipal de ensino citada, no intuito de diminuir seu estresse profissional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The work addressed the importance of continuing education of the school director, and the conflicts that arise with the pedagogical team, considering on the concepts of conflict, as well as the role and the formation of the school director, and the social transformations and their reflection in the school context. It presents as objective, to analyze the formative needs of the director, for the management of conflicts in his school routine. The research presents a qualitative approach, which had as instrument a focus group, carried out with ten principals of Basic Education, active in Early Childhood Education, in the educational network of São José dos Campos / SP. The collected content was deepened with recent bibliographical references, on the subjects treated. The results pointed out that the school directors are exhausted, with the existing conflicts in the school, which come from divergent conceptions, regarding the pedagogical role played by the school community, in which they work evidenced by a frame of social transformations and recent reformulations in educational policy, that alter and interfere in school management. The analysis of the data revealed that the purpose of training and exchange of experiences among school principals is to recur in order to better perform their function. In view of the above, it is hoped to contribute with alternatives, aiming to promote and strengthen the training of the directors and school principals of the mentioned municipal network, in order to reduce their professional stress.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T23:14:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Erika Pastorelli Pocker.pdf: 1499300 bytes, checksum: f06f6b5cf65e8f30d28bb688a161c5f3 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (118 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola - Diretorespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.titleO diretor de escola e o enfrentamento de conflitos : necessidades formativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlves, Cristovam da Silvapt_BR
dc.contributor.otherAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Erika Pastorelli Pocker.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.