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dc.contributor.advisorRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.authorPena, Edna De Almeida Seixas Carvalho, 1975-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T23:49:34Z-
dc.date.available2022-05-05T23:49:34Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5647-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, realizada nos anos de 2016 a 2017, apresenta como tema a percepção dos professores sobre a formação continuada nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O propósito da pesquisa foi compreender a percepção de professores de um curso técnico integrado ao Ensino Médio sobre as reuniões de formação continuada que acontecem em uma instituição de ensino público da rede federal que está localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), que oferece cursos técnicos, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, superiores e cursos de extensão, e identificar as possíveis contribuições dessa formação continuada para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores. Por meio da pesquisa, foi possível verificar como o processo de formação continuada e as atividades foram implantadas na instituição e que os professores consideram essas reuniões de formação continuada como palco para o desenvolvimento de práticas inovadoras na sala de aula. Os participantes deste estudo foram quatro professores que atuam nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio da metodologia da história oral, que possibilitou uma reflexão sobre as narrativas dos professores em relação à formação continuada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas de história oral temática, com roteiro prévio de perguntas abertas, nas quais buscou-se categorizar a realidade social da população estudada. Para a análise das entrevistas, foi realizada uma leitura das narrativas, que, transformadas em documentos, puderam ser interpretadas. Com o resultado, identificamos que as reuniões são parte de um processo de formação continuada que acontece a longo prazo, que se dá de diferentes maneiras em diversos contextos. Acontecem de forma esporádica: em 2016, as reuniões aconteciam uma vez por mês; em 2017, aconteceram quatro reuniões durante o ano, necessárias para os professores no sentido de aprofundar seu conhecimento sobre determinado assunto, trocar experiências e interagir com os professores de outras áreas, e inevitáveis, porque as reuniões ocupavam o espaço da reunião pedagógica - na instituição, chamada de reunião de área - essa reunião compõe a carga horária dos professores, por isso eles não podem faltar a ela. Também foi possível identificar, nas narrativas, que as reuniões promovem a troca de experiência entre os professores. Ao fazer uma reflexão sobre as reuniões de formação continuada, três dos professores destacaram que houve mudança na sua prática pedagógica, favorecendo o aprendizado do aluno. Quanto às proposições para as reuniões, foi possível perceber que os professores defendem a necessidade de que as reuniões sejam planejadas e organizadas, além de entenderem como mais proveitoso se fossem realizadas reuniões em grupos menores de professores, possibilitando um melhor aproveitamento das atividades de formação nas reuniões.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The focus of this research project, conducted from 2016 to 2017, is technical course integrated to high school teacher's perception of continued training. The objective was to comprehend the perception of teachers of a technical course integrated to high school of the continued training meetings that are held in a public federal high school institution of located in Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), which has technical courses, technical courses integrated to high school and extension courses, as well as identifying the possible contributions of continued training to the development of teacher's pedagogical practices. It showed how the process of continued training and the activities were implemented in the institution and that the teachers considered those meetings as instances of development of innovative practices in the classroom. The participants of this study were four teachers who work in technical courses integrated to high school. It is a qualitative study, conducted by means of oral history methodology, which enabled the reflection on teachers' narratives about continued training. The data were collected by means of oral theme history interviews, using a previously planned guide of open-ended questions, by which there was an effort to categorize the social reality of the studied population. The results show that the meetings are part of a longterm process of continued training, which actually takes place in diverse ways and contexts. They are held sporadically: in 2016, there were meetings once a month; in 2017, there were four meetings throughout the whole year and they were important to the teachers as an opportunity to deepen their knowledge about certain issues, exchange experiences and interact with teachers of different fields and also unavoidable, because they were held during the pedagogical meetings of the institution, called area meetings - this meeting is part of the teachers' working hours and, thus, they are mandatory. In their narratives, it was also possible to identify that the continued training meetings favor the exchange of experiences among the teachers. When reflecting upon the continued training meetings, three of them pointed out that there were changes in their teaching practices which favored the teaching-learning process. As for the proposals concerning the meetings, the teachers defended that they be planned and organized, besides emphasizing that they would be more fruitful if conducted in smaller groups, which would make it possible for them to benefit more of the activities developed.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T23:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edna de Almeida Seixas Carvalho Pena.pdf: 1496248 bytes, checksum: 1940c21a3282186bc6f56251ac54b335 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online ( 131 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.titleA percepção dos professores sobre a formação continuada : curso técnico integrado ao Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCalil, Ana Maria Gimenes Corrêa, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherEvangelista, Marcela Bonipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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