Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rosana Passos Quiterio dept_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T23:54:57Z-
dc.date.available2022-05-05T23:54:57Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5650-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O propósito desse estudo foi conhecer as trajetórias de um grupo de três professores surdos até a escolha da docência enquanto profissão. Como objetivos específicos esperava-se conhecer alguns fatores que contribuíram na constituição da profissionalidade docente desses sujeitos, identidade docente e desafios enfrentados por eles em suas trajetórias. Foram realizadas entrevistas com três professores surdos do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos -, no Rio de Janeiro (RJ), que atende cerca de 600 alunos desde a educação infantil ao ensino médio e é referência em educação de surdos no Brasil. Para as entrevistas semiestruturadas houve um roteiro de questões abertas e a análise de dados teve como objetivo retratar a experiência dos entrevistados e interpretar as informações por estes transmitidas. Trata-se de um estudo qualitativo, adequado a pesquisas de cunho exploratório, hermenêutico (interpretativo) e fenomenológico. Além disso, as pesquisas já realizadas nesta área puderam contribuir com a análise de dados após a realização dessas entrevistas. Os eixos identificados e estruturados para os procedimentos de interpretação e análise relacionaram-se à escolarização inicial, constituição da identidade surda, a docência como profissão, a constituição da profissionalidade dos sujeitos e a identidade do professor surdo enquanto referência para a constituição da identidade do outro. Os resultados apontaram para um grupo que não tinha a docência como projeto profissional inicial, mas que acabou se solidificando na medida em que o contato com o ensino de Libras e com pessoas que os levaram a conhecer essa área foram acontecendo. Esses relatos ofereceram importantes contribuições para a área de educação de surdos, mas também apontam para a necessidade de que novos estudos sejam realizados, considerando ser o professor surdo um modelo adulto de grande valor para as crianças surdas, filhas de pais ouvintes, que ingressam na escola ainda sem uma língua constituída. É possível que a ampliação do conhecimento a respeito da prática cotidiana de um professor surdo possa fornecer informações essenciais para outros professores, surdos e ouvintes, que atuam na educação de surdo nos anos do ensino fundamental e médio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was to know the trajectories of a group of three deaf teachers until the choice of teaching as a profession. As especific objectives it was hoped to know some of the factores that contributed to the constitution of the teaching profissionalism of these subjects, teaching identity and challenges faced by them in their trajectories. Interviews were conducted with three deaf teachers from INES (National Institute of Deaf Education - Instituto Nacional de Educação de Surdos) in Rio de Janeiro (RJ), which serves about 600 students from kindergarten through high school and is a reference in deaf education in Brazil. For semi-structured interviews there was a script of open questions and data analysis had as objective to portray the experience of the interviewees and to interpret the information transmitted by them. This is a qualitative study, suitable for exploratory, hermeneutic (interpretive) and phenomenological research. In addition, the research already done in this area could contribute to data analysis after these interviews. The axes identified and structured for the procedures of interpretation and analysis related to initial schooling, constitution of the deaf identity, teaching as a profession, constitution of the professionalism of the subjects and the identity of the deaf teacher as reference for the constitution of the identity of the other. The results pointed to a group that did not have the teaching as an initial professional project, but that ended up solidifying to the extent that the contact with the teaching of Libras and with people who took them to know this area were happening. These reports provided important contributions to the education of the deaf but also point to the need for new studies to be carried out, considering that the deaf teacher is an adult model of great value for deaf children, daughters of hearing parents, who school without a language. It is possible that the expansion of the knowledge about the daily practice of a deaf teacher can provide essential information for other teachers, deaf and hearing, who act in the education of the deaf in the primary and secondary school years.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T23:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana Passos Quiterio de Carvalho.pdf: 1679780 bytes, checksum: d938fb34b3b4d04c51d435b9c1a5ba72 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (121 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores surdospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.titleO professor surdo : um estudo sobre a constituição de sua profissão docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAmbrosetti, Neusa Banhara, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherMoura, Maria Cecilia dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosana Passos Quiterio de Carvalho.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.