Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorGeraldo, Vivian Miné, 1982-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T00:28:15Z-
dc.date.available2022-05-06T00:28:15Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5657-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivou-se identificar e analisar as práticas de atuação docente do Atendimento Educacional Especializado, em Salas de Recursos Multifuncionais de um município do vale do Paraíba paulista. Pretendeu-se averiguar a concretização desse serviço, que é basicamente realizado por um único profissional: o docente multifuncional. Devido à recente implantação dessa conjuntura complementar e suplementar à educação regular nas instituições de ensino, muitos questionamentos, dúvidas e incertezas sobre as delegações e as responsabilidades desses docentes devem ser levantadas e analisadas. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados o Grupo Focal e aplicação de questionários a cinco professores atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais, que atendem alunos do Ensino Fundamental, e a uma gestora. Esses profissionais tiveram a oportunidade de refletir sobre a própria atuação num processo de formação continuada. Foi possível verificar as práticas realizadas por eles e, posteriormente, levantar questionamentos sobre as limitações de seu trabalho junto aos alunos da educação especial. Um dos referenciais teóricos escolhidos para o tratamento da deficiência é a Defectologia Contemporânea, defendida por Vygotsky, que tem as questões sociais do desenvolvimento como um de seus aportes. Foi possível conhecer os desafios enfrentados por esses professores na rotina escolar, bem como expor e compartilhar dúvidas, incertezas, posicionamentos e busca por soluções desses profissionais do ensino, contribuindo assim para a produção de conhecimento nessa área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective was to identify and analyze the teaching practices of the Specialized Educational Attendance in Multifunctional Resource Rooms of a municipality in the Paraíba valley of São Paulo. It was intended to verify the implementation of this service, which is basically carried out by a single professional: the multifunctional teacher. Due to the recent implementation of this complementary and supplementary conjuncture to regular education in educational institutions, many questions, doubts and uncertainties about the delegations and the responsibilities of these teachers should be raised and analyzed. The Focal Group and the application of questionnaires were used as instruments of data collection to five teachers working in Multifunctional Resource Rooms, who attend elementary school students, and to a manager. These professionals had the opportunity to reflect on their own performance in a process of continuous training. It was possible to verify the practices carried out by them and later to raise questions about the limitations of their work with special education students. One of the theoretical references chosen for the treatment of disability is Contemporary Defectology, defended by Vygotsky, who has the social issues of development as one of his contributions. It was possible to know the challenges faced by these teachers in the school routine, as well as to expose and share doubts, uncertainties, positions and search for solutions of these teaching professionals, thus contributing to the production of knowledge in this areapt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T00:28:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vivian Mine Geraldo Garcia.pdf: 1625291 bytes, checksum: ffa846028936bff5c45226e170d9b2b9 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (190 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAtendimento educacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleAtuação docente em sala de recursos multifuncionais : ações desenvolvidas no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.otherPereira, Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolaupt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vivian Mine Geraldo Garcia.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.