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dc.contributor.advisorSantos, Roseli Albino dos, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Patricia Batista, 1985-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T00:36:30Z-
dc.date.available2022-05-06T00:36:30Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5663-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa aborda o cotidiano das crianças de Educação Infantil no que se refere às interações sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relação à criança negra. Entendendo-se que é necessário respeitar a criança em suas individualidades, auxiliando-a no desenvolvimento de habilidades de interação e respeito ao próximo, faz-se importante discutir sobre diversidade étnicoracial no espaço escolar. Assim, objetivou-se investigar como se estabeleciam as interações sociais e relações raciais entre crianças negras e brancas e com a professora da sala em uma unidade municipal de Educação Infantil de uma cidade do vale do Paraíba- SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos instrumentos de coleta de dados são entrevistas e observações do espaço escolar e da rotina da sala de aula. Os sujeitos foram os alunos de uma sala de aula dessa unidade escolar, a professora, a diretora e a orientadora educacional. Os resultados evidenciaram que as crianças conhecem e empregam categorias étnico-raciais em seus diálogos. Algumas delas mostraram que têm contato com o preconceito racial, pois surgiram, em suas falas, comentários depreciativos relacionados à cor de sua própria pele. Para algumas delas, as características raciais pareciam incomodar. No entanto, durante as brincadeiras relacionavam-se sem que o pertencimento racial interferisse em suas interações. Um projeto institucional específico, voltado para questões étnico-raciais na rede municipal de educação da cidade, pareceu possibilitar a presença de práticas promotoras de igualdade racial na escola, tanto nas representações que compõem esse espaço quanto nas práticas pedagógicas da professora e nas interações que as crianças estabeleciam entre si. Contudo, foi possível perceber que a falta de um documento norteador desse projeto institucional, "Infância sem racismo", dificulta um alinhamento de ações e práticas entre os profissionais da escola. Enquanto algumas professoras desenvolvem atividades voltadas especificamente para as questões do racismo, outras preferem abordar a diversidade de forma mais ampla. Também apareceram nos discursos da equipe gestora descrições sobre a importância de se trabalhar a diversidade em diferentes aspectos, sem foco específico na questão racial. Tal fato demonstra o incômodo que as questões étnico-raciais ainda provocam.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research approaches the routine of children from early childhood education regarding the social interactions that are based on this schooling environment in relation to the black child. Taking into account that it is necessary to respect the child in one's individualities, helping on the development of abilities of interaction and respect to the others, it is important to discuss about ethnic and racial diversity in schooling space. Thus, it aimed to investigate how the social interactions and racial relationships were set among black and white children and the teacher of the classroom in a municipal early childhood education unit in a city from Vale do Paraíba-SP. It is a qualitative research which data collection instruments are interview and observations of the schooling space and the routine of the classroom. Research subjects were the students of a classroom in this school unit, the teacher, the principal and the guidance counselor. The results emphasize that children know and use ethnic and racial categories in their conversations. Some of them showed that are in touch with racial prejudice because it was brought, in their speeches, derogatory comments regarding their own skin color. For some of them, the racial features seemed to bother. However, during fun moments, they interacted with no interference from racial belongings. A specific institutional project aiming to ethnic and racial matters in the municipal education of the city seemed to enable the presence of practices that promote racial equality at school, as much on the representations that compose this space as on the pedagogical practices of the teacher and o the interactions that children set among themselves. Although, it was possible to realize that the lack of a guiding document of this institutional project "Childhood without racism", makes it difficult to align the actions and practices among the school professionals. Whereas some teachers develop activities focused, specifically, on the matters of racism, others prefer to approach diversity in a more wide way. Also, descriptions about the importance of working on diversity in different aspects, with no specific focus on the racial matter were brought in the speeches of the management team. This fact demonstrates the discomfort those ethnic-racial matters still bring about.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T00:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Batista Ribeiro.pdf: 1446524 bytes, checksum: 7591627a9ad13f6b1d5910bf54084dba (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (130 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrianças negraspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleDiversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherReis, Camila Beltrão Medinapt_BR
dc.contributor.otherMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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