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dc.contributor.advisorOrtiz Monteiro, Patricia, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorRamos, Maria Tereza da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T20:46:24Z-
dc.date.available2022-05-06T20:46:24Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5665-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Patrícia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiropt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O trabalho proposto apresenta uma análise sobre a Educação Ambiental (EA) e as Representações Sociais (RS) de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas de um município da região do sudoeste da Bahia. Considera-se que as questões ambientais têm grande relevância para a formação da consciência do cidadão e para o entendimento da complexidade e da interdependência do homem com o Meio Ambiente. Além disso, a escola deve ser compreendida como um importante espaço de informação e de formação de valores. Partindo desses pressupostos, o trabalho docente, no que tange à EA, tem se tornado cada vez mais relevante, pois o professor se constitui como mediador dos processos que devem ressignificar a conscientização ambiental. Nesse contexto, a pesquisa apresentada tem uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, de forma aleatória e estratificada. Foram entrevistados 27 professores que atuam em quatro escolas, em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Para a análise dos dados coletados foi utilizado o software Iramuteq, de domínio livre, a partir do qual os dados foram organizados em categorias, gerando quatro classes de análise. A caracterização sociodemográfica dos sujeitos da pesquisa foi elaborada a partir do perfil obtido nas informações da entrevista. Foi realizada análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas estudadas. As RS dos professores indicam a importância da EA para a mudança de percepção da comunidade escolar sobre a interação homem-ambiente, contribuindo positivamente para a conscientização dos atores da escola. Os agrupamentos dos discursos apontam que é necessário que a EA conste como parte do projeto político pedagógico da escola, a fim de que seja trabalhada como tema transversal. Os agrupamentos indicam, ainda, a importância da atuação da secretaria municipal de educação para a promoção de ações e de projetos que garantam a formação continuada ao professor e o aprofundamento de conhecimentos sobre a temática ambiental, saberes esses que possam repercutir positivamente na sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work analyzes the Environmental Education (EA) and the Social Representations (RS) of teachers from the first years of Elementary School, in public schools of a municipality in the southwestern region of Bahia. It is considered that the environmental issues have great relevance for the formation of the citizen's conscience and for the understanding of the complexity and the interdependence of the man with the Environment. In addition, the school should be understood as an important space for information and formation of values. Based on these assumptions, the teaching work, in relation to EE, has become increasingly relevant, since the teacher is a mediator of the processes that must re-signify environmental awareness. In this context, the research presented is a qualitative, descriptive and exploratory approach. Data were collected through semi-structured interviews, in a randomized and stratified manner. We interviewed 27 teachers who work in four schools, in classes of 1st and 2nd year of elementary school. For the analysis of the collected data, Iramuteq software, of free domain, was used, from which the data were organized into categories, generating four classes of analysis. The sociodemographic characterization of the subjects of the research was elaborated from the profile obtained in the interview information. Documentary analysis of the Pedagogical Political Projects of the studied schools was carried out. The SR of the teachers indicate the importance of EE for the change of perception of the school community about the human-environment interaction, contributing positively to the awareness of the actors of the school. The clusters of the speeches point out that it is necessary for the EA to be part of the pedagogical political project of the school, so that it can be worked as a transversal theme. In addition, the clusters also indicate the importance of the municipal education department to promote actions and projects that ensure the continued education of the teacher and the deepening of knowledge about the environmental theme, knowledge that can have a positive impact on their pedagogical practice.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T20:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Tereza Rocha Ramos.pdf: 3249730 bytes, checksum: 16ac9eae87429140e94f5b5b5ff7af13 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (268 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEducação ambiental : representações Sociais de professores do Ensino Fundamental em escolas municipais no sudoeste da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Alcina Maria Testa Braz dapt_BR
dc.contributor.otherBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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