Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Priscila Aparecida Dias, 1988-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T20:55:51Z-
dc.date.available2022-05-06T20:55:51Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5668-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza.pt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.pt_BR
dc.description.abstractResumo: É significativo o avanço dos estudos sobre Interdisciplinaridade no Brasil e no mundo, sobretudo no que tange às possibilidades de compreensão conceitual e de efetivação de projetos e práticas denominadas interdisciplinares. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os pressupostos necessários para a efetivação de práticas interdisciplinares na perspectiva de professores de uma escola de educação básica reconhecida por apresentar, como proposta de ensino, uma abordagem interdisciplinar. De natureza qualitativa, este estudo utilizou como instrumento para a coleta de dados a análise dos documentos que orientam a proposta pedagógica da escola, sua estrutura organizacional e curricular; entrevista aberta com a diretora da escola e com sete professores e a observação das atividades realizadas pelos docentes com os alunos. O conteúdo das entrevistas foi tratado pelo software IRaMuTeq, o qual apresentou quatro Classes de Palavras, cujas temáticas se apresentaram em: (1) Caminhos para aprender: quem são os sujeitos; (2) A história da escola: um lugar que é meu; (3) Valores; e (4) A criança e a centralidade do aprender. Os resultados demonstraram que a atitude docente e o envolvimento com a missão e visão da escola são aspectos fundamentais que sustentam a prática pedagógica realizada. Além disso, a reorganização curricular a partir da realização de projetos planejados coletivamente; a realização do planejamento, acompanhamento e avaliação dos núcleos de autonomia e da operacionalização da tutoria pelos docentes revelam que o aluno ocupa o lugar central nos processos de aprendizagem e que isso é condição essencial para a realização de práticas interdisciplinares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In Brazil and in the world, the progress of the studies on Interdisciplinarity is significant, especially concerning the possibilities of conceptual understanding and of the effectiveness of projects and practices denominated interdisciplinary. The objective of this research was to investigate the necessary assumptions for the implementation of interdisciplinary practices in the perspective of teachers of a basic education school recognized for presenting, as a teaching proposal, an interdisciplinary approach. Of a qualitative nature, this study used as an instrument for data collection the analysis of the documents that guide the pedagogical proposal of the school, its organizational and curricular structure; An open interview with the school's director, with seven teachers and the observation of the activities carried out by the teachers with the students. The content of the interviews was treated by the software IRaMuTeq, which presented four Classes of Words, whose themes were presented in: (1) Paths to learn: who are the subjects; (2) The history of the school: a place that is mine; (3) Values; And (4) The child and the centrality of learning. The results showed that the teaching attitude and the involvement with the mission and vision of the school are fundamental aspects that support the pedagogical practice. In addition, the curricular reorganization from the realization of projects planned collectively; The realization of the planning, monitoring and evaluation of the autonomy nuclei and the operationalization of tutoring by teachers reveal that the student occupies the main position in the learning processes and that this is an essential condition for the accomplishment of interdisciplinary practices.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T20:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Aparecida Dias Salgado.pdf: 2203373 bytes, checksum: 6f9afb3f13cef061071625427c37ab7e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.format.extent1 recurso online (203 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleEscola, currículo e interdisciplinaridade : um estudo sobre os pressupostos que constituem a prática interdisciplinar de uma escola de educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherChamon, Edna Maria Querido de Oliveira, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherFazenda, Ivani Catarina Arantespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Priscila Aparecida Dias Salgado.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.