Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5670
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorFelicio, Camila Fornaciari, 1986-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T20:59:08Z-
dc.date.available2022-05-06T20:59:08Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5670-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Ginástica Artística (GA) é uma prática corporal descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estando, nesse documento, alocada no eixo Ginásticas. Na atual e discutida Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), pode-se encontrar a GA presente no rol de esportes técnico-combinatórios. Seus movimentos, expressões, gestos e acrobacias atraem a admiração, porém, ainda é conhecida como um esporte de elite, ao qual nem todos têm acesso, uma vez que a sua prática necessitar de materiais oficiais, que apresentam um custo alto. Além disso, é vista como esporte que tem como objetivo a competição de alto rendimento. A disciplina GA está inserida no conteúdo de ensino dos cursos de licenciatura em Educação Física. No entanto, é pouco abordada, sendo aplicada, na prática, já durante as aulas nas escolas. O objetivo desta pesquisa é analisar a formação acerca da Ginástica Artística nos cursos de licenciatura em Educação Física de uma cidade do Vale do Paraíba- SP. Este estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, caracterizando-se como descritiva, de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de duas entrevistas semiestruturadas, realizadas com um professor formador, atuante em uma universidade, e pela análise dos documentos referentes à formação de professores (PPC, DCN e plano de ensino da instituição pesquisada). Os dados obtidos na entrevista foram gravados, transcritos e analisados por meio dos núcleos de significação. Os documentos foram analisados por meio da descrição dos conteúdos relacionados aos autores pertinentes e comparados com a fala do professor na entrevista. Os resultados finais mostraram a necessidade da integração dos documentos norteadores da formação de professores, dos conteúdos das ginásticas e da formação continuada, tanto para o formador quanto para os docentes da Educação Básica. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para que os professores formadores busquem se manter atualizados em sua profissão e, os futuros professores da Educação Física escolar, busquem aplicar os conteúdos da Ginástica Artística em suas aulas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Artistic Gymnastics (GA) is a corporal practice described in the National Curricular Parameters (NCP), being, in this document, allocated in the Gymnastics axis. In the current and discussed National Curricular National Base (BNCC, 2017), one can find the GA present in the list of technical-combinational sports. Its movements, expressions, gestures and acrobatics attract admiration, but it is still known as an elite sport, to which not everyone has access, once its practice needs official materials, which present a high cost. In addition, it is seen as a sport that aims at high-performance competition. The GA discipline is inserted in the teaching content of the undergraduate courses in Physical Education. However, it is little touched upon, and is applied in practice even during classes in schools. The objective of this research is to analyze the training about the Artistic Gymnastics in the degree courses in Physical Education of a city of Vale do Paraíba-SP. This study has as approach the qualitative research, characterizing itself as descriptive, of case study. Data collection was carried out through two semi-structured interviews, carried out with a teacher trainer, working in a university, and by the analysis of the documents related to teacher training (PPC, DCN and teaching plan of the research institution). The data obtained in the interview were recorded, transcribed and analyzed through the meaning nuclei. The documents were analyzed through the description of the contents related to the relevant authors and compared with the teacher's speech in the interview. The final results showed the need to integrate the documents that guide teachers' training, contents of gymnastics and continuing education, both for the trainer and the teachers of Basic Education. It is hoped that this research can contribute to the training teachers seeking to keep up to date in their profession and, the future teachers of Physical Education at school, seek to apply the contents of Artistic Gymnastics in their classes.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T20:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Fornaciari Felicio.pdf: 1487735 bytes, checksum: 3ee48abb56db4b0132be2aa0ca0917ac (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (75 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectGinástica artísticapt_BR
dc.titleGinástica artística : um estudo de caso na formação do professor de educação físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherEhrenberg, Mônica Caldaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Camila Fornaciari Felicio.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.