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dc.contributor.advisorMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorMatsuno, Irene, 1965-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T22:49:09Z-
dc.date.available2022-05-06T22:49:09Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5679-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonçapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo investigar o que pensam os professores sobre a participação no curso de extensão: Inclusão e o Ensino de Matemática, e do curso de Libras oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP de um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo e a implicação do mesmo na sua prática docente, tendo em vista a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Em tempos de inclusão escolar, como os professores da educação básica estão adequando suas práticas para a inclusão dos alunos com deficiência? Nesse contexto inclusivo, os professores estão buscando adequar suas práticas para a inclusão dos alunos com deficiência? A inclusão escolar tem sido tema de discussões no âmbito educacional, nesse contexto, a educação dos alunos com deficiência é entendida como um direito e seu processo de inclusão reforça a necessidade da construção de escolas que contemplem as diversas formas de deficiência, além de oferecer estruturas físicas, atitudinais, materiais e instrumentos próprios que atendam às necessidades desses estudantes. A metodologia aplicada nessa pesquisa foi de cunho qualitativo, com análise de documentos, questionário e entrevistas semiestruturadas, com 4 (quatro) professores que participaram do curso extensão Inclusão e o Ensino da Matemática e mais 4 (quatro) professores que participaram do curso extensão de Libras do IFSP. Os resultados apontaram que os cursos apresentaram ações positivas para formação dos professores, demonstraram possibilidades de ação para prática docente bem como evidenciaram a necessidade da sequência a esse processo. Isso, para que esses professores se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, disseminando, assim, boas práticas docentes, além de demonstrarem que é possível 'ler com os dedos e falar com as mãos'. Para que esses docentes possam também buscar e propor soluções, construídas coletivamente e com responsabilidade através da escola, órgãos públicos, sociedade e comunidades com práticas em prol da diversidade, que respeitem as particularidades e especificidades de cada ser humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this study was to investigate teachers' opinions about the participation of the extension course: Inclusion and Mathematics Teaching, and the Pounds course offered by the Federal Institute of São Paulo - IFSP of a municipality in the Metropolitan Region of the Paraíba Valley, State of São Paulo and the implication of this in their teaching practice, in view of the inclusion of students with disabilities in regular education. In times of school inclusion, how are basic education teachers adapting their practices to the inclusion of students with disabilities? In this inclusive context, are teachers seeking to tailor their practices to the inclusion of students with disabilities? School inclusion has been the subject of discussions in the educational field, in this context, the education of students with disabilities is understood as a right and its inclusion process reinforces the need to build schools that contemplate the various forms of disability, as well as providing structures physical, attitudinal, material and instruments that meet the needs of these students. The methodology applied in this research was qualitative, with analysis of documents, questionnaire and semi-structured interviews, with 4 (four) teachers who participated in the extension course Inclusion and Mathematics Teaching and another 4 (four) teachers who participated in the extension course Pounds of the IFSP. The results showed that the courses presented positive actions for teacher training, demonstrated possibilities for action for teaching practice, and evidenced the need to follow up on this process in order for these teachers to become multipliers of acquired knowledge, disseminating good teaching practices, demonstrating that it is possible to 'read with your fingers and speak with your hands' in the search for solutions, building collectively and with responsibility through the school, public agencies, society and communities with practices in favor of diversity respecting the particularities and specificities of each being human.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T22:49:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Irene Matsuno.pdf: 4299366 bytes, checksum: 6909322cae596413b398c6d93a0e00a2 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (149 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titlePráticas para educação inclusiva : as possibilidades de ação para professores da Educação Básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherPereira, Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolaupt_BR
dc.contributor.otherBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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