Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Mariana Aranha de, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Leonardo Alex dos, 1994-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T23:07:10Z-
dc.date.available2022-05-06T23:07:10Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5683-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonçapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2018.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar quais os desafios e as possibilidades em realizar projetos interdisciplinares a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foram investigados os professores que lecionam nos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino de um município pertencente ao litoral norte do estado de São Paulo, a fim de compreender o que estes professores compreendiam por projetos interdisciplinares, se utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas aulas e, se utilizavam quais eram e como o faziam. Para isso, este estudo se configurou a partir de uma perspectiva qualitativa, utilizando como instrumentos de pesquisa para a coleta de dados um questionário online, aplicado com todos os docentes e entrevista semiestruturada, aplicada com duas docentes. Foram utilizados como referencial teórico para esta pesquisa os estudos acerca da Interdisciplinaridade e da atitude interdisciplinar, das Tecnologias da Informação e Comunicação, dos Saberes Docentes e da Profissionalidade Docente. Os resultados demonstraram que refletir sobre a Interdisciplinaridade é sempre um grande desafio, pois exige superar uma compreensão fragmentada do conhecimento; as professoras possuem um conhecimento relacionado à Interdisciplinaridade Escolar, partindo do conceito de disciplinas curriculares e de sua relação quanto às atividades educativas; os projetos que as professoras realizam possuem uma perspectiva interdisciplinar e propiciam o trabalho em parceria, a pesquisa e formação integral dos alunos. Quanto ao uso de Tecnologias, os resultados demonstraram que vídeos, computadores e celulares são os recursos mais utilizados em sala de aula, com ou sem acesso a internet, mas que muitas vezes o seu não ou mal funcionamento impedem a realização de atividades; que vivemos em uma revolução digital e que escola precisa incorpora-la e suas práticas, proporcionando, igualmente, uma formação tecnológica de professores. Por fim, evidenciou-se a necessidade de uma formação tecnológica de professores, que caminhe tanto no sentido de se ensinar a usar as ferramentas, como em discutir as possibilidades diversas de interação e de produção de conhecimento tecnológico.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T23:07:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leonardo Alex dos Santos.pdf: 1520102 bytes, checksum: f6d34dcc86a20ffbd6fb0963ff54d679 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.format.extent1 recurso online (158 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleProjetos Interdisciplinares a partir do uso das TIC : desafios e possibilidades na percepção dos professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTaino, Ana Maria dos Reispt_BR
dc.contributor.otherYared, Ivonept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leonardo Alex dos Santos.pdf1.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.