Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/569
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O sistema modular de ensino no Estado do Pará : contribuição para o desenvolvimento educacional no município de Abaetetuba
Other Titles: Modular system of education in the Pará state: contribution to the educational development of the city of abaetetuba
Authors: Queiroz, Aldeíse Gomes
Abstract: Resumo: Objetivou-se, neste estudo, analisar de que forma as estratégias desenvolvidas no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME contribuem para o desenvolvimento educacional no município de Abaetetuba, no Estado do Pará. O SOME é um programa gerido pela Secretaria de Educação desde 1982, como alternativa de atendimento e expansão do Ensino Médio presencial no interior do Estado, com metodologia curricular diferenciada do ensino regular, por meio de módulos, para oferecer oportunidade de estudo aos educandos egressos do ensino fundamental que não têm possibilidades de se transferirem para locais onde possam cursar o Ensino Médio, devido às características geográficas onde se localiza o município objeto deste estudo. Para a coleta de dados o instrumento foi entrevista individual semiestruturada junto a gestores, professores e alunos que participam do programa. Foi efetuada análise de conteúdo, para possibilitar maiores entendimentos sobre o programa implantado no município. O método utilizado foi descritivo, e os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os principais fatores que justificam a contribuição do SOME para o desenvolvimento educacional na comunidade de Abaetetuba são possibilidades de aumento da escolaridade, maiores perspectivas de ingresso no mercado de trabalho e conseqüente geração de renda.
Abstract: This study aimed to analyzed how the strategies used in System of Modular Organization of Education – SOME – contribute to the educational development of the municipality of Abaetetuba, Pará. SOME is a program ran by the State Agency for Education since 1982 as an alternative to expand the high school system in inner cities of the state to offer the students who are not able to go to bigger cities an opportunity to continue their education. For data collection we used a semi-structured interview with managers, teachers and students who participate in this program. We analyzed the content of those interviews to enable a better understanding about the program in this municipality. Our method was descriptive and the data were analyzed in both quantitative and qualitative ways. The main factors pointed by our subjects as the contribution of SOME to the development of Abaetetuba's community were: an increase in the number of students, perspectives of better jobs and a subsequent increase in the income generation. Even though SOME contributes for the employability of the graduates, it does not guarantees the quality of those jobs.
Keywords: Educação
Ensino médio
Sistema de organização modular de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/569
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Aldeise Gomes Queiroz_repaired.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons