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dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorQueiroz, Aldeíse Gomespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T17:54:43Z-
dc.date.available2019-08-22T17:54:43Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/569-
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues Tadeuccipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Nelson Wellausen Diaspt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2010pt_BR
dc.description.abstractResumo: Objetivou-se, neste estudo, analisar de que forma as estratégias desenvolvidas no Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME contribuem para o desenvolvimento educacional no município de Abaetetuba, no Estado do Pará. O SOME é um programa gerido pela Secretaria de Educação desde 1982, como alternativa de atendimento e expansão do Ensino Médio presencial no interior do Estado, com metodologia curricular diferenciada do ensino regular, por meio de módulos, para oferecer oportunidade de estudo aos educandos egressos do ensino fundamental que não têm possibilidades de se transferirem para locais onde possam cursar o Ensino Médio, devido às características geográficas onde se localiza o município objeto deste estudo. Para a coleta de dados o instrumento foi entrevista individual semiestruturada junto a gestores, professores e alunos que participam do programa. Foi efetuada análise de conteúdo, para possibilitar maiores entendimentos sobre o programa implantado no município. O método utilizado foi descritivo, e os dados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. Os principais fatores que justificam a contribuição do SOME para o desenvolvimento educacional na comunidade de Abaetetuba são possibilidades de aumento da escolaridade, maiores perspectivas de ingresso no mercado de trabalho e conseqüente geração de renda.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to analyzed how the strategies used in System of Modular Organization of Education – SOME – contribute to the educational development of the municipality of Abaetetuba, Pará. SOME is a program ran by the State Agency for Education since 1982 as an alternative to expand the high school system in inner cities of the state to offer the students who are not able to go to bigger cities an opportunity to continue their education. For data collection we used a semi-structured interview with managers, teachers and students who participate in this program. We analyzed the content of those interviews to enable a better understanding about the program in this municipality. Our method was descriptive and the data were analyzed in both quantitative and qualitative ways. The main factors pointed by our subjects as the contribution of SOME to the development of Abaetetuba's community were: an increase in the number of students, perspectives of better jobs and a subsequent increase in the income generation. Even though SOME contributes for the employability of the graduates, it does not guarantees the quality of those jobs.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T17:54:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aldeise Gomes Queiroz_repaired.pdf: 1828536 bytes, checksum: 6f4b36cde7157dc639c6fd5a6b6c1ae8 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent98 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSistema de organização modular de ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleO sistema modular de ensino no Estado do Pará : contribuição para o desenvolvimento educacional no município de Abaetetubapt_BR
dc.title.alternativeModular system of education in the Pará state: contribution to the educational development of the city of abaetetubapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Edson Aparecida de Araújo Queridopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ítala Maria Bazzarelli Pereira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
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