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dc.contributor.advisorRibeiro, Débora Inácia, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorLima, Richard Moreira, 1990-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T14:32:07Z-
dc.date.available2022-05-10T14:32:07Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5768-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Débora Inácia Ribeiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Psicologia, Taubaté, 2019.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A atividade lúdica encontra-se presente em todas as culturas. Entre ela o jogo pode ser compreendido como um instrumento mediador para a reflexão de temas presentes e pertinentes à humanidade, entre os quais a finitude e o sentido da vida. Com base nas proposições apresentadas este estudo utiliza um jogo de RPG ou (Roleplaying Game) digital como instrumento de coleta de dados. A escolha do mesmo para este estudo deve-se ao fato de que o RPG pode ser compreendido como um Jogo de Interpretação de Papéis, ou seja, consiste em um jogo de contar histórias, a aventura se desenrola em várias sessões, e cada encontro reserva segredos e elementos que compõem a trama até a sua conclusão. Para o presente estudo utilizou-se o RPG digital denominado Final Fantasy IX, da desenvolvedora Squaresoft, lançado para a plataforma Playstation no ano de 2000. Centrando o estudo nas vivências do personagem Vivi Onitier, por meio dos diálogos que estabelece com os demais personagens do jogo. Com o decorrer da jornada e por meio de suas experiências, o personagem Vivi amplia a consciência de sua existência e da finitude que a acompanha, questionando-se sobre o sentido em sua vida. Para a reflexão de tais temas existenciais optou-se pelos aportes teóricos fornecidos pela Logoterapia e Análise Existencial proposta por Victor Emil Frankl. A Logoterapia também conhecida como a "Psicoterapia do sentido da vida" é considerada a "Terceira Escola Vienense de Psicoterapia". O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como base a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados. O delineamento escolhido se classifica em um estudo de caso, o que permite um estudo aprofundado de um fenômeno inserido em um contexto real. Para a sistematização dos dados coletados foram construídos quadros contendo fragmentos de diálogos e temas existenciais correlatos. Após a construção dos quadros foi feita uma análise qualitativa dos diálogos à luz do referencial teórico proposto. A escolha pela utilização de um personagem fictício para a realização deste estudo, possui como intuito demonstrar que toda a produção humana se encontra imbuída de sentidos e valores, refletindo, deste modo, as experiências e fenômenos próprios do ser humano, logo, tal estudo busca clarificar os temas existenciais que podem estar presentes nos discursos dos clientes no contexto psicoterápico. Os resultados encontrados pelo personagem Vivi por meio de suas reflexões apontam a possibilidade de se preencher a vida de sentido por meio da vivência concreta de valores de criação, de vivencia e de atitude perante as indagações realizadas pela existência a cada momento. Logo, conclui-se que a análise dos diálogos do jogo pode oferecer subsídios para a compreensão dos temas existenciais apresentados pelos clientes no campo da Psicologia Clínica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Playful activity is present in all cultures. Among them, the game can be understood as a mediating instrument for the reflection of themes present and pertinent to humanity, including finitude and the meaning of life. Based on the propositions presented, this study uses a digital Roleplaying Game (Roleplaying Game) as a data collection instrument. The choice for this study is due to the fact that RPG can be understood as a Role Playing Game, ie it consists of a storytelling game, the adventure unfolds in several sessions, and each meeting is reserved Secrets and elements that make up the plot until its completion. For the present study we used the digital RPG called Final Fantasy IX, developed by Squaresoft, released for the Playstation platform in the year 2000. Focusing the study on the experiences of the character Vivi Onitier, through the dialogues she establishes with the other characters of the game. Throughout the journey and through her experiences, the character Vivi broadens the awareness of her existence and the accompanying finitude by questioning the meaning in her life. For the reflection of such existential themes, we opted for the theoretical contributions provided by Logotherapy and Existential Analysis proposed by Victor Emil Frankl. Logotherapy, also known as "meaning-of-life psychotherapy" is considered the "Third Viennese School of Psychotherapy". This study is a qualitative and exploratory research, based on the interpretation of phenomena and the attribution of meanings. The chosen design is classified in a case study, which allows an in-depth study of a phenomenon inserted in a real context. For the systematization of the collected data tables were constructed containing dialog fragments and related existential themes. After the construction of the tables, a qualitative analysis of the dialogues was made in the light of the proposed theoretical framework. The choice to use a fictional character to perform this study aims to demonstrate that all human production is imbued with meanings and values, thus reflecting the experiences and phenomena of the human being, so such study seeks clarify the existential themes that may be present in clients' discourses in the psychotherapeutic context. The results found by the character Vivi through his reflections point to the possibility of filling the life of meaning through the concrete experience of values of creation, experience and attitude towards the questions made by existence at each moment. Therefore, it is concluded that the analysis of the game's dialogues can offer subsidies for the understanding of the existential themes presented by clients in the field of Clinical Psychology.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T14:32:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG_Richard Moreira Lima_2019.pdf: 712394 bytes, checksum: 62a6480548da67b6713ec4a355efa3e2 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.format.extent1 recurso online (50 f.) : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinitudept_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.titleFinitude e sentido da vida = uma reflexão com base nos aportes teóricos da logoterapia e análise existencialpt_BR
dc.title.alternativeFinitude and sense of life: a reflection based on the theoretical contributions of logotherapy and existential analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Claudia Regina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Psicologiapt_BR
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