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dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Domingos Bandeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T16:59:51Z-
dc.date.available2019-08-19T16:59:51Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/583-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa teve como objetivo compreender o desenvolvimento educacional do Município de Imperatriz, por meio da análise dos indicadores da gestão do ensino fundamental. Para tanto, analisa-se a estrutura administrativa da gestão escolar de Imperatriz- MA, considerando práticas, entraves, avanços, buscando compreender a realidade diante das mudanças, ocorridas com a descentralização de recursos para municípios e escolas, bem como programas implantados a partir de 2005, dos desafios na formação humana no mundo atual. É um trabalho exploratório, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa tendo como população gestores educacionais, coordenadores escolares e da SEMED (secretaria municipal de educação), utilizando como instrumentos questionários. Constatou-se que no processo de Gestão Escolar Municipal, há hiatos entre os indicadores quantitativos e qualitativos, refletidos nos indicadores educacionais, que apresentam situações heterogêneas em condições de localização, clientela, de pessoal e trabalho muito próximos, o que denota uma clara relação entre a atuação do Gestor escolar e os resultados alcançados. Procura-se demonstrar a importância da qualificação pedagógica e administrativa para o exercício eficiente da gestão contribuindo com o conjunto de expectativas e mudanças que se espera da educação atual, no processo de desenvolvimento local e regional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to understand the educational development of the city of Imperatriz, through analysis of the indicators, and management of primary education. For this, it analyzes the administrative structure of school management Imperatriz - MA considering: practices, barriers and advances, seeking to understand the reality on the changes that occurred with the decentralization of resources to municipalities and schools as well as programs implemented from 2005, and challenges in human development in the world today. It is an exploratory study, using literature, documentary and field research with quantitative and qualitative approach to educational administrators and school coordinators as participants and SEMED (Municipal Secretary Education), using instruments such as questionnaires. It is concluded that there is noting gaps between quantitative and qualitative indicators, reflected in educational indicators, which have many heterogeneous situations under conditions of location, clientele, staff and work very close to the Municipal School Management process, which shows a clear relationship between the acting of the Manager school and the results achieved. Demonstrating the importance and relevance to the condition of their pedagogical and administrative skills for the efficient exercise of management and contribution to the set of expectations and changes expected in current education, local and regional development.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-19T16:59:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Domingos Bandeira Goncalves_seg.pdf: 3780164 bytes, checksum: cf7f1d58e570fcd392b730b8955a0b3a (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent148 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleGestão escolar e desenvolvimento regional : uma análise dos indicadores e da gestão escolar do ensino fundamental de Imperatriz - MApt_BR
dc.title.alternativeAchool management and regional development: an analysis of indicators of school manegement and elementarypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherSilva, Ana Enedi Princept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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