Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQuintairos, Paulo César Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Valdecir dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T18:45:17Z-
dc.date.available2019-08-15T18:45:17Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/587-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Quintairospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração do Departamento Gestão e Negócios, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente as empresas provedoras de serviços de tecnologia da informação (TI) buscam se manter competitivas estabelecendo relações cada vez mais estritas entre os clientes, seus processos produtivos e o negócio como um todo. As integrações tecnológicas de processos pela tecnologia da informação, incluindo aplicações, sistemas e infraestrutura computacional e de comunicação de dados, passaram a representar em alto grau elementos para garantir a continuidade do negócio passando a ser um nível a ser inserida dentro do sistema de gestão geral das corporações. Visando suprir essa necessidade, foi criada a Information Technology Infrastructure (ITIL). Esse framework estabelece os métodos a partir das melhores práticas para o desenvolvimento e gerenciamento de serviços de TI, reunidos às ferramentas necessárias a gerencia de forma a sustentarem suas atividades em virtude das mais eficientes técnicas concebidas cientificamente. O presente trabalho propõe uma análise, pelo estudo de caso realizado em uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento, demonstrando como a implementação de TI, juntamente aos modelos de melhores práticas para gestão de serviços, interagem com a gerencia de processos da organização. A pesquisa foi sustentada por um embasamento bibliográfico e documental, qualitativo e de caráter descritivo, para identificação das características administrativas desse tipo de instituição e suas necessidades e posterior análise da possibilidade de aplicação do ITIL junto as operações de serviço da instituição, explanando os aspectos relevantes que devem ser observados nessa implementação. O levantamento de informações foi coletado de diversos tipos de documentos disponíveis na instituição bem como com base na vivência do pesquisador na área. Essa pesquisa pode servir de orientação a organizações e gestores em especial do setor público com intenção de adoção de alguma metodologia para boas práticas de organização de processos em prol dos benefícios providos da implementação desse estudo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nowadays, the companies providing the services about the Information Technology (IT) seek to remain competitive, establishing relations closer between the customers, their production processes and the business as a whole. The integration Technology and innovation processes of the information technology, including applications, systems, computing infrastructure and data communication, came to represent a high degree element to ensure business continuity becoming a variable to be inserted into the general management system corporations. Aiming to meet this need was created an Information Technology Infrastructure Library (ITIL). This framework sets out the methods from the best practices for the development and management of IT services, bringing together the necessary tools to manager in order to support their activities by virtue of the most efficient techniques designed scientifically. This work proposes an analysis, the case study in a public institution of research and development, demonstrating how the implementations of IT governance, along with models of best practices for service management, interact with managers the organization's processes. The research was supported by a bibliographic and documentary, qualitative and descriptive basis for identification of the administrative determination of this institution and its necessities and subsequent analysis of the applicability of ITIL with the institution's Service Operations, explaining the relevant aspects to be observed in its implementation. The survey of information was collected from various types of documents available in the institution and based on the experience of the researcher in the area. This research can be a guide in the special organizations and public sector managers with intention to accept any methodology for best practices of process organization in favor of provided benefits of implementing this study.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T18:45:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdecir da Silva_seg.pdf: 2566048 bytes, checksum: 80e725c084c3d6f7affbd86c914fed15 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent150f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSoftware de gestão de pessoalpt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleGovernança de TI em uma empresa pública de pesquisa e desenvolvimento : implantando ITIL na Central de Atendimento de Solicitações de Serviçospt_BR
dc.title.alternativeIt governance in a public company of research and development: Deploying the ITIL in Service deskpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMonteiro, Rita de Cássia Rigotti Vilelapt_BR
dc.contributor.otherMelo, Francisco Cristóvão Lourenço dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Administração

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valdecir da Silva_seg.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons