Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarniello, Mônica Franchipt_BR
dc.contributor.authorSantaella, Liliane Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-19T17:15:30Z-
dc.date.available2019-08-19T17:15:30Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/589-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Monica Franchi Carniellopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2010pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho objetiva identificar a imagem e a consequente atratividade do município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, como um destino turístico. O turismo está diretamente relacionado com os processos de marketing e comunicação, principalmente quando a abordagem enfoca o processo de tomada de decisão por parte do turista. A mídia de massa tem papel destacado na construção e divulgação da imagem de uma determinada localidade turística, podendo exercer influência positiva, quando a notícia retrata de modo favorável um evento ou uma localidade; ou negativos, quando a notícia dramatiza ou retrata de modo desfavorável/depreciativo/sensacionalista um evento ou uma localidade. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa com coleta de dados documental e com entrevista na alta temporada de verão de 2009. O trabalho também visa identificar a percepção do turista em relação aos atrativos turísticos e à imagem turística de São Sebastião, permitindo que seja estabelecida a relação entre a imagem divulgada e a imagem percebida para que possam ser alinhadas de forma positiva. Verificou-se que a imagem de São Sebastião é fractal e necessita de organização do setor envolvido para atuar de forma eficiente na gestão do turismo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This Project aims at identifying the image and the subsequent attractiveness of São Sebastião, city on the north seashore of São Paulo state. Tourism is straightly related to marketing and communication processes, mostly when the approach is focused on the tourist's decision making process. The mass media has an important role in the building up and in the propaganda of a certain touristic spot image depending on the kind of material disclosed. Its influence can be very positive when favorable aspects of the place or event are highlighted. On the other hand, the result can be very negative when the piece of news portraits and dramatizes an event or location through sensationalist, deprecating and/or unfavorable lenses. The research can be classified as descriptive and qualitative, and necessary data was collected from documents and from interviews performed during the last 2009 summer season. The project also aims at learning how tourists perceive São Sebastião as a touristic site, to make it possible to compare the disclosed image with the perceived one and align them in a positive manner. São Sebastião image proved to be fractioned and there is an urging need of the involved sector's organization in order to enable an efficient management of the city tourism.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-19T17:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liliane Azevedo Santaella.pdf: 3597378 bytes, checksum: ad11d3899661f95478872c3a6cfc5706 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.format.extent155 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectMarketing turísticopt_BR
dc.subjectSão Sebastiãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleA imagem turística de São Sebastiãopt_BR
dc.title.alternativeThe tourist image of São Sebastiãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Moacir José dospt_BR
dc.contributor.otherPimenta, Carlos Alberto Máximo, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Liliane Azevedo Santaella.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons