Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/590
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Impacto do mestrado profissional no desempenho e na carreira dos egressos : um estudo das percepções de discentes, docentes e coordenadores
Other Titles: Impact of professional masters in the performace and career of graduates: a study of the perceptions of students, teachers and coordinators
Authors: Takei, Rafael Barreiro
Abstract: Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar as percepções relacionadas ao impacto gerado pelo mestrado profissional no desempenho profissional e na carreira dos egressos. Para tanto, foi realizado um estudo no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento Regional (MGDR) da Universidade de Taubaté (UNITAU), compreendendo o período desde a sua criação no ano 2000 até a última turma formada, que concluiu o mestrado em 2011, sendo a população composta por 253 alunos e por 14 docentes, dos quais 5 são coordenadores no programa. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa e com delineamento de pesquisa de campo. Foi realizada uma análise documental dividida em duas partes. A primeira parte destinada à apresentação do MGDR e a segunda parte, composta por dados sócio-demográficos dos egressos de todas as turmas do MGDR. Foram distribuídos questionários a toda população docente e discente, dos quais foram obtidas respostas de 8 docentes e 50 discentes, compondo-se, portanto, a amostra por acessibilidade, de acordo com a disponibilidade dos participantes de responder o questionário. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 3 coordenadores, e com uma amostra de 4 discentes. Para análise dos dados das entrevistas foi utilizado o método da análise de conteúdo. Para análise dos dados obtidos via questionários foram utilizadas técnicas quantitativas como tabulação e análise percentual. Resultados permitem constatar que as percepções de impactos puderam ser classificadas entre os níveis Bom e Muito Bom, demonstrando, de maneira geral, que os egressos percebem bons impactos em suas carreiras e desempenho após a conclusão do mestrado. Os docentes mostraram-se, de maneira geral, mais otimistas que os discentes em relação aos impactos do mestrado. As questões apresentaram percepção de importância equivalente ou superior ao grau 'Importante' , confirmando a relevância dos critérios adotados.
Abstract: The aim of this study is to analyze the perceptions related to the impact generated by the professional master on the performance and career of its graduates. Therefore, a study was conducted in the Professional Master Program in Management and Regional Development (MMRD) from the University of Taubate (UNITAU), covering the period from its inception in 2000 until the last graduating class that completed the Masters in 2011 and the population was composed of 253 students and 14 teachers, of which 5 are program coordinators. The research is descriptive with a quantitative and qualitative approach and has a field research design. An documental analysis was made, which was divided into two parts. The first part was devoted to the presentation of MMRD and the second part, consisting of socio-demographic data of graduates from all classes of MMRD. Surveys were distributed to all teachers and student population, of which responses were received from 8 teachers and 50 students, composing, therefore, the sample by accessibility, according to the availability of the participants to answer the survey. Semi-structured interviews were conducted with 3 coordinators, and with a sample of 4 students. To analyze the data of the interviews the content analysis method were used. To analyze the data obtained by surveys quantitative techniques as tabulation and percentage analysis were used. Results assisted to determine that the perceptions of impacts could be classified between Good and Very Good levels, showing that, in general, the graduates perceive good impacts on their careers and performance after finishing the course. Teachers showed up, in general, more optimistic than the students about the impacts of the masters. The issues presented perceived importance degree equivalent or superior to 'Important', confirming the relevance of the criteria.
Keywords: Administração de carreiras
Desempenho profissional
Impacto da formação profissional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/590
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rafael Barreiro Takei_seg.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons