Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5934
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Silvio Luiz da, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorJesus, Isabelle Sofia de, 2001-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-25T23:48:02Z-
dc.date.available2022-05-25T23:48:02Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5934-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Silvio Luiz da Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O sucesso ou o fracasso escolar , muitas vezes , tem sido associado ao papel das famílias no envolvimento e na participação nas trajetórias escolares . As configurações familiares, os modos de ser e de se organizar de uma família, podem implicar, segundo estudos, no desempenho escolar. Nessa direção , est e trabalho de graduação pretende analisar as configurações familiares e suas influências nos percursos escolares. O estudo trata de uma pesquisa qualitativa , de natureza bibliográfica , que iniciou - se com um levantamento de trabalhos nos banco s de dados Periódicos Capes e Scielo . As análises estão ancoradas nas teorias de Lahire, principalmente na obra Sucesso escolar nos meios populares : as razões do improvável , publicada no Brasil em 1997 e de comentadores, especialmente em Piotto (2011) , Nogu eira (20 13 ) e Teixeira (2010) . Resultados apontam que , para Lahire (199 7 ) , existem diferentes formas de comprometimentos da s família s com a vida escolar de seus filhos . Seja por meio de momentos de escrita, de leitura ou de diálogo, de punições, coerções, castigos, cobranças, controle moral e social , os pais se envolvem na escolaridade de sua progênie. Desse modo, é equivocado dizer que as famílias são omissas no cotidiano escolar de seus filhos. Para o sociólogo o sucesso e o fracasso escolar mer ecem um olhar mais focado e direcionado e não podem ser justificados somente pelos dados estatístic a s e visões gerais , uma vez que não permitem uma análise individual e singular de cada caso. Para o autor , o desempenho escolar depende da maior ou menor con tradição ou, consonância entre a s duas redes interdependentes: a escola e a família. Desse modo, dada s as contribuições de Lahire e de seus comentadores , percebe - se que , n as diferentes configurações familiares , existem estratégias próprias de envolvimento que influenciam no desempenho escolar de forma ímpar e merecem uma análise atenciosa e focada . Como decorrência dessas reflexões , conclui - se também a importância d e o professor e d e a escola reverem preconceito s e construírem mecanismos para c ontribuir no comprometimento das famílias no sucesso escolar de seus filhos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: School success or failure has often been associated with the role of families in their involvement and participation in school trajectories. The family configurations, the ways of being and organizing of a family, can imply, according to studies, in the school performance. In this direction, this graduation work intends to analyze family configurations and their influence on school trajectories. The study is qualitative research, bibliographical in nature, which began with a survey of works in the Capes and Scielo journals database . The analyzes are anchored in Lahire's theo ries, mainly in the work Success school in popular circles : the reasons for the improbable, published in Brazil in 1997 and by commentators, especially in Piotto (2011), Nogueira (2013) and Teixeira (2010). Results indicate that, for Lahire (1997), there a re different ways in which families are committed to their children's school life. Whether through moments of writing, reading or dialogue, punishments, coercions, punishments, demands, moral and social control, parents are involved in the education of the ir offspring. Thus, it is wrong to say that families are silent in their children's daily school life. For the sociologist, school success and failure deserve a more focused and directed look and cannot be justified only by statistical data and general vie ws, since they do not allow for an individual and singular analysis of each case. For the author, school performance depends on the greater or lesser contradiction or consonance between the two interdependent networks: the school and the family. Thus, give n the contributions of Lahire and his commentators, it is clear that, in the different family configurations, there are specific involvement strategies that influence school performance in a unique way and deserve a careful and focused analysis. As a resul t of these reflections, it is also concluded the importance of the teacher and the school to review prejudices and build mechanisms to contribute to the commitment of families in the school success of their children.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-25T23:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isabelle Sofia de Jesus.pdf: 497514 bytes, checksum: 469fb40dcf918c17823001e7702ed0e9 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (65 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectPais e professorespt_BR
dc.titleConfigurações familiares e desempenho escolar : as contribuições de Bernard Lahirept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Cleusa Vieirapt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Isabelle Sofia de Jesus.pdf485.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.