Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcela Martins de, 1996-pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-27T19:07:53Z-
dc.date.available2022-05-27T19:07:53Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5962-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciências Sociais e Letras, Taubaté, 2021.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com a realização deste trabalho propusemos analisar como as mulheres que lutaram na Revolução Mexicana, conhecidas amplamente como soldaderas, foram representadas no muralismo mexicano. A Revolução Mexicana, movimento denso e complexo que marcou a transição do México para o século XX, foi um processo que englobou todas as camadas e regiões mexicanas, numa luta de disputas sobre diversas demandas desde o âmbito político e econômico ao social. Inclusas nesse processo, as mulheres estiveram presentes em diferentes esferas, participando de inúmeras formas, como informantes, enfermeiras, acompanhando seus companheiros, e efetivamente ativas na luta armada. Entretanto, a participação feminina no processo revolucionário foi estruturalmente invisibilizada ou minimizada, seja dentro dos registros oficiais, nas produções artísticas e culturais, como na própria História. Consequentemente, podemos observar também esse processo de invisibilização das mulheres que participaram da Revolução Mexicana na produção artística do muralismo mexicano. Tal corrente artística foi diretamente incentivada pelo então Secretário da Educação Pública do México, José Vasconcelos, que tinha como projeto educar a população a respeito da Revolução Mexicana, contribuindo para a construção de uma identidade nacional por meio das obras pintadas pelos muralistas nos edifícios públicos. Tais obras foram propositalmente realizadas em edifícios públicos e museus, justamente para atingir todas as classes da população, incluindo os analfabetos, ajudando a construir um referencial de memória coletiva. Metodologicamente, foram analisados quatro murais realizados neste contexto pós-revolucionário. Nestas obras, as mulheres foram representadas em posição secundária, assim como no conjunto das obras desse período, no qual foram encontradas poucas obras que representam mulheres que participaram do processo, e quando o fazem, a reduzem a meras acompanhantes, com funções submissas à vontade dos homens e não protagonistas da própria história.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: With the completion of this work, we propounded to analyze how women who fought in the Mexican Revolution, known widely as "soldaderas", were represented in the Mexican muralism. The Mexican Revolution, a dense and complex movement that marked Mexico's transition to the 20th century, was a process that encompassed all layers and Mexican regions, in a struggle of disputes over various demands from the political and economic range to the social ambit. Included in this process, women were present in different spheres, participating in countless ways, as informants, nurses, accompanying their comrades and effectively active in the armed struggle. However, the female participation in the revolutionary process was structurally made invisible or minimized, whether in official records, in artistic and cultural productions, as in the history itself. Consequently, we can also observe this invisibility process of women involved in the Mexican Revolution, in the artistic production of Mexican muralism. Such artistic movement was directly encouraged by the then Secretary of Public Education , José Vasconcelos, whose project was to educate the population about the Mexican Revolution, contributing to the construction of a national identity through the art painted by muralists in public buildings. Such paintings were purposely carried out in public places and museums, precisely to reach all classes of the population, including the illiterate, helping to build a collective memory framework. Methodologically, four murals made in this post-revolutionary context were analyzed. In those works, women were represented in a secondary position, as well as in the set of works from that period, in which few that represent women who participated in the process were found, and when they do, they reduce them to mere camp followers, with functions that were submissive to the will of men and not protagonists of history itself.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-27T19:07:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcela Martins de Oliveira.pdf: 1092793 bytes, checksum: e2949fcc351adb5e29d928276601d0c1 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.format.extent1 recurso online (54 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMéxico - História - Revolução, 1910-1920pt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPintura e decoração mural - Méxicopt_BR
dc.title"Las Soldareras" no muralismo mexicano : invisibilização das mulheres que lutaram na Revolução Mexicanapt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Suzana Lopes Salgadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcela Martins de Oliveira.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.