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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Pedagogia do oprimido e educação antirracista : negro, dialética e cinema
Authors: Santos, João Wilson Sobral, 1984-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar como é possível uma prática educativa antirracista e decolonial a partir da recuperação dos elementos dialéticos contidos na obra Pedagogia do Oprimido (1968), de Paulo Freire. Além disso, propõe-se a analisar como o cinema, também sob uma perspectiva dialética, pode ser um recurso didático adequado a tal educação antirracista. Entre os objetivos específicos estão: compreender a dialética (especificamente a de matriz hegeliana/freireana) como crítica da razão moderna; associar o negro ao oprimido, no contexto das desigualdades raciais e sociais, sobretudo na educação; compreender como a perspectiva dialética pode auxiliar na abordagem crítica de conceitos importantes da questão racial; e compreender o cinema em sua dialeticidade e articulação à questão racial, com vistas a sua utilização didática. A metodologia empregada foi basicamente revisão bibliográfica crítica e confecção do texto. Espera-se que a dinâmica dialética seja compreendida como modo de repensar tanto a Filosofia enquanto disciplina, quanto a Pedagogia em seus pressupostos gerais, dando ênfase a discussão e abordagem prática de temas de interesse à formação social brasileira.
Abstract: This research aims to analyze how an anti-racist and decolonial educational practice is possible based on the recovery of the dialectical elements contained in the work Pedagogia do Oprimido (1968), by Paulo Freire. In addition, it proposes to analyze how cinema, also from a dialectical perspective, can be an appropriate didactic resource for such anti-racist education. Among the specific objectives are: to understand dialectics (specifically that of a Hegelian / Freirean matrix) as a critic of modern reason; associating the black with the oppressed, in the context of racial and social inequalities, especially in education; understand how the dialectical perspective can assist in the critical approach to important concepts of the racial issue; and understand cinema in its dialectic and articulation with the racial issue, with a view to its didactic use. The methodology used was basically a critical bibliographic review and text writing. It is expected that dialectical dynamics will be understood as a way of rethinking both Philosophy as a discipline and Pedagogy in its general assumptions, emphasizing the discussion and practical approach of topics of interest to brazilian social formation
Keywords: Educação
Educação - Filosofia
Negros
Negros no cinema
Dialética
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::FILOSOFIA
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Ensino a Distância
metadata.dc.rights: Acesso aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5978
Issue Date: 2020
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