Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/624
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Edson Wagnerpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T14:36:01Z-
dc.date.available2019-08-20T14:36:01Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/624-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Moacir José dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivo identificar o impacto que as atividades portuárias exercem na cidade de São Sebastião. O porto é um instrumento de viabilização economica dos fluxos de produção com demandas socioeconômicas, que influenciam a vida dos moradores locais pelo desarranjo e degradação dos espaços urbanos. Os portos são articuladores da produção e consumo mediante a vinculação das diferentes esferas da cadeia produtiva global, colaborando decisivamente para a internacionalização do capital. Esse cenário os coloca como fatores de indução do desenvolvimento local e regional. O mar e o porto constituem, como conjunto, a principal via de movimentação econômica da cidade de São Sebastião (SP), numa relação histórica e indissociável de entrelaçamento porto-cidade. O método utilizado foi o estudo de caso único, integrado à quatro unidades de análise: i) cidade portuária; ii) porto; iii) cadeia de serviço portuária e; iv) integração porto-cidade. Como resultado a pesquisa demonstrou sua potencialidade como vetor do desenvolvimento local por promover articulação com o tecido produtivo local. Entretanto, o histórico das intervenções antrópicas estabeleceu uma política de intervenção do espaço por meio de aterros (acrescido de marinha). E, promoveu uma ocupação desordenada no entorno portuário com habitações de precariedade e insalubridade, pela atração de trabalhadores nas obras civis para assentamento do porto e do Terminal de Uso Privativo. A desigualdade social da ocupação econômica do espaço por grandes empresas transferem ao orçamento público as despesas em funções sociais que garantam a cidadania no avanço das oportunidades sociais. A pesquisa conclui que a articulação das atividades produtivas portuárias na cidade estabeleceu um processo de desequilíbrio nas relações econômicas e sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aimed to identify the impact of port activities play in the city of São Sebastião. The port is an economically viable instrument of production flows and socioeconomic demands, which influence the lives of local residents by derangement and degradation of urban spaces. Ports are articulators of production and consumption by linking the different spheres of global production chain, contributing decisively to the internationalization of capital. This scenario puts as induction factors of local and regional development. The sea and the port are, as a whole, the major route of economic movement in São Sebastião (SP), a historical and inseparable relationship of port-city entanglement. The method used was the single case study, integrated with four analysis units: i) port city; ii) port; iii) port and service chain; iv) port-city integration. As a result, research has shown its potential as a vector of local development by promoting cooperation with the local productive fabric. However, the history of human interventions established a space policy intervention through landfills (plus Navy). And promoted a disorderly occupation in the port environment with housing insecurity and unsanitary conditions, by attracting workers in civil works for laying the port and the Private Use Terminal. The social inequality of economic occupation of space by big companies transferred to the public budget expenditures on social functions that guarantee citizenship in advance of social opportunities. The research concludes that the articulation of productive activities in the port city established an imbalance in the process of economic and social relations.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T14:36:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edson Wagner Rodrigues_seg.pdf: 29643748 bytes, checksum: 1bfdb98fed9bb78f85964dd632caad78 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent182 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGestão regionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectZona portuáriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titlePorto de São Sebastião e o desenvolvimento local : influência das atividades portuáriaspt_BR
dc.title.alternativePort of São Sebastião and local development: influence of port activitiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Moacir José dospt_BR
dc.contributor.otherRicci, Fábiopt_BR
dc.contributor.otherZulietti, Luis Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Edson Wagner Rodrigues_seg.pdf28.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons