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dc.contributor.advisorMoraes, Marcela Barbosa de, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ana Elisa Martins Pereira Carvalho da, 2000 -pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-01T23:45:10Z-
dc.date.available2023-03-01T23:45:10Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6319-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dr. Marcela Barbosa de Moraespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Gestão e Negócios, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como tema a importância da Educação Financeira desde as fases iniciais do ensino escolar refletida no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, tendo como problema de pesquisa: Como a Educação Financeira, desde as séries iniciais, pode auxiliar no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo? O objetivo geral do trabalho é, por conseguinte, demonstrar como a Educação Financeira, a partir das séries iniciais, pode auxiliar no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Pretende-se, para tanto, apresentar conceitos relacionados a Educação Financeira; investigar o nível de Educação Financeira dos indivíduos de diversas partes do mundo, de acordo com a OCDE, segundo aspectos individuais, demográficos e de socialização; e contrastar os níveis de Educação Financeira entre a população jovem de estudantes brasileiros com jovens de outras partes do mundo, também de acordo com a OCDE. Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que aumentar os níveis de Educação Financeira pode, por sua vez, melhorar os níveis de inclusão social e bem-estar, independentemente da condição social dos indivíduos, uma vez que lhes permitiria adquirir serviços financeiros com base em seu tipo e nível de renda. Uma maior Educação Financeira pode ocorrer diante de uma maior reação da população à crescente oferta de produtos e serviços financeiros, sob regimes regulatórios, desde que garantida a proteção dos interesses dos consumidores, pois a aquisição de produtos financeiros dependerá sobre comportamentos e atitudes financeiras positivas. O esforço público para aumentar a Inclusão Financeira não se refletirá por si só em aumentos racionais da Educação Financeira das pessoas. Para que isso aconteça, o Estado de São Paulo tem que disponibilizar mecanismos e recursos para que o consumidor tenha a certeza de se aproximar das instituições e obter as informações e treinamentos necessários para utilizá-las corretamente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research has as its theme the importance of Financial Education from the early stages of school education reflected in the economic development of the State of São Paulo, having as research problem: How Financial Education, from the early grades, can help in the economic development of the State of São Paulo? The general objective of the work is, therefore, to demonstrate how Financial Education, from the initial grades, can help in the economic development of the State of São Paulo. It is intended, therefore, to present concepts related to Financial Education; to investigate the level of Financial Education of individuals from different parts of the world, according to the OECD, according to individual, demographic and socialization aspects; and contrast the levels of Financial Education among the young population of Brazilian students with young people from other parts of the world, also according to the OECD. As a methodology, bibliographic research was adopted. It is concluded that increasing the levels of Financial Education can, in turn, improve the levels of social inclusion and well-being, regardless of the social status of individuals, since it would allow them to acquire financial services based on their type and level of income. Greater Financial Education can occur in the face of a greater reaction of the population to the growing offer of financial products and services, under regulatory regimes, provided that the protection of consumer interests is guaranteed, as the acquisition of financial products will depend on positive financial behaviors and attitudes. The public effort to increase Financial Inclusion will not, by itself, be reflected in rational increases in people's Financial Education. For this to happen, the State of São Paulo has to make mechanisms and resources available so that the consumer can be sure of approaching the institutions and obtaining the information and training necessary to use them correctly.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T23:45:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Elisa Martins Pereira Carvalho da Silva.pdf: 788456 bytes, checksum: 0a3250944cb12a12912614cc3cdc3424 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent46 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleA importância da educação financeira desde as fases iniciais do ensino escolar refletida no desenvolvimento econômico do estado de São Paulopt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Trabalhos de Graduação

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