Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Moacir José dos, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorSoares, Pedro Henrique Javaroni, 2000-pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-27T19:33:39Z-
dc.date.available2023-03-27T19:33:39Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6380-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Moacir José dos Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O uso de propagandas na Segunda Guerra Mundial foi de extrema importância para o recrutamento militar, e com isso as histórias em quadrinhos foram usadas como meio de atrair os jovens para servir ao exército estadunidense. Este trabalho tem como objetivo mostrar como as HQs foram responsáveis por atrair recrutas para servir sua pátria. O método utilizado para o desenvolvimento do trabalho foi à iconografia (o material analisado foram quadrinhos de diferentes épocas) tendo como fundamentação teórica a análise bibliográfica a partir de historiadores como Eric Hobsbawm, Tony Judt e artigos científicos referente a essa temática. A partir de uma análise dos Estados Unidos da América neste determinado contexto histórico tem um quadro importante para que possamos nos referir a essas representações do passado, suas intencionalidades e simbologias desenvolvidas para se narrar tais acontecimentos utilizando um lado egológico das experiências de memória. Também mostra quem eram os escritores e um pouco do porquê aceitarem se unir aos Estados Unidos da América para ajudar nas propagandas. Ao final desse trabalho, vimos que as fontes históricas foram muito ampliadas após o século XIX com a escola dos Annales. Os documentos oficiais eram as únicas fontes utilizadas no estudo de História. Quando as fontes foram abrangidas e a intertextualidade foi colocada como meio de estudo da História, os quadrinhos começaram a ter mais importância, por serem um reflexo social do contexto histórico que foram criadas. O trabalho traz a conclusão de que as histórias em quadrinhos podem sim serem usadas de maneira ideológica, além de serem fontes históricas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The use of advertisements in World War II was extremely important for military recruitment, and comic books were used as a way of attracting young people to serve the US army. This paper aims to show how comics were responsible for attracting recruits to serve their homeland. The method used for the development of the work was iconography (the material analyzed were comics from different eras) having as theoretical basis the bibliographic analysis from historians such as Eric Hobsbawm, Tony Judt and scientific articles related to this theme. From an analysis of the United States of America in this particular historical context, it has an important framework for us to refer to these representations of the past, their intentionality and symbology developed to narrate such events using an egological side of the memory experiences. It also shows who the writers were and a little why they agreed to join the United States of America to help with advertising. At the end of this work, we saw that the historical sources were greatly expanded after the 19th century with the Annale's school. Official documents were the only sources used in the study of history. When the sources were covered and intertextuality was placed as a means of studying History, comics began to have more importance, as they are a social reflection of the historical context that were created. The work concludes that comic books can be used ideologically, in addition to being historical sources.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-27T19:33:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Henrique Javaroni Soares.pdf: 912637 bytes, checksum: ce14dae9644b8e6fd7d9d8788429b529 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.format.extent1 recurso online (49 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA influência das histórias em quadrinhos como ideologia estadunidense na Segunda Guerra Mundialpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherAbdala, Rachel Duarte, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherBoll, Armindo, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:História - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pedro Henrique Javaroni Soares.pdf891.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.