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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Evelyn Alves dos, 2001-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Larissa, 1998-pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T17:33:31Z-
dc.date.available2023-03-31T17:33:31Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6383-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria do Carmo Souza de Almeida.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Ciencias Sociais e Letras, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho trata da Variação Linguística e tem como foco sua discussão para o desenvolvimento consciente da competência linguística do aluno de ensino médio. O problema que motivou este trabalho foi a observação a partir de experiências com o Programa Residência Pedagógica, além da experiência passada como alunas do ensino regular, no qual ainda predomina o ensino gramatical normativo como ensino absoluto nas aulas de Língua Portuguesa, deixando de lado outros aspectos. O objetivo geral deste trabalho de graduação foi discutir e refletir sobre a variação linguística e o preconceito linguístico gerado a partir da mesma. E o objetivo específico foi organizar uma sequência didática utilizando a telenovela Pantanal (2022), como referência na elaboração de vídeos para o aplicativo TikTok, trabalhando o assunto da Variação Linguística nas turmas do 1° ano do Ensino Médio. Como fundamentação teórica, foram utilizados os conceitos de variação linguística, preconceito e intolerância linguística e de norma culta a partir de Bagno (2007, 2012, 2013, 2015) e Faraco (2008, 2015). Utilizamos os conceitos de Rojo (2012) e Soares (2002) sobre multiletramento. Para a elaboração da sequência didática da novela com o aplicativo, empregamos as metodologias de Sequência Didática de Dolz e Schneuwly (2004) e Anna Helena Altenfelder (2011). Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento da competência linguística em conjunto com o contexto sócio histórico-cultural por meio do multiletramento, constitui uma maneira eficiente de incluir a reflexão sobre a variação linguística na sala de aula do Ensino Médio. Dado que as proposições deste trabalho não foram ainda aplicadas em sala de aula, não houve coleta de informações concretas da eficiência da sequência didática produzida.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current paper addresses Linguistic Variation and focuses on its discussion for the conscious development of the high school student's linguistic competence. The problem that motivated this paper was the observation from experiences with the Pedagogical Residency Program, in addition to past experience as students of regular schools, in which normative grammar teaching still predominates as absolute teaching in Portuguese Language classes, leaving aside other aspects. The general objective of this graduation paper was to discuss and reflect about the linguistic variation and the linguistic prejudice generated by it. The specific objective was to organize a didactic sequence using the soap opera Pantanal (2022) as a reference in the development of videos for the app TikTok, working on the subject of Linguistic Variation in 1st year high school classes. As a theoretical foundation, we used the concepts of linguistic variation, prejudice and linguistic intolerance, and of the cultic norm from Bagno ( 2007, 2012, 2013, 2015) and Faraco (2008, 2015). We used the concepts of Rojo (2012) and Soares (2002) on multilingualism. To elaborate the didactic sequence of the soap opera with the app, we employed the Didactic Sequence methodologies of Dolz and Schneuwly (2004) and Anna Helena Altenfelder (2011). We conclude, therefore, that the development of linguistic competence in combination with the socio-historical-cultural context through multilearning constitutes an efficient way to include reflection on linguistic variation in the high school classroom. Given that the propositions of this paper have not yet been applied in the classroom, there was no collection of concrete information on the efficiency of the didactic sequence produced.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T17:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Evelyn Alves dos Santos e Larissa Silva.pdf: 388898 bytes, checksum: 8345233da2252bc6539de260385a58c3 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (37 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectVídeos para Internetpt_BR
dc.titleImportância da variação linguística : uma proposta de sequência didática com o aplicativo TikTok e a telenovela Pantanalpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherValério, Andréia Alda de Oliveira Ferreira, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherPacheco, Márcia Maria Dias Reis, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Sociais e Letraspt_BR
Appears in Collections:Letras - Trabalhos de Graduação

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