Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCapostagno, Cassia Elisa Lopes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Mayara de, 1997-pt_BR
dc.contributor.authorRego, Verônica Loraine Ribeiro da Silva, 2000-pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T17:39:04Z-
dc.date.available2023-03-31T17:39:04Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6384-
dc.descriptionOrientação: Profa. Ma Cássia Elisa Lopes Capostagno.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Pedagogia, Taubaté, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar se as brincadeiras que primam pela ludicidade podem favorecer no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Para tanto, optamos por uma metodologia do tipo bibliográfica por esta nos permitir a consulta a várias fontes de informação: materiais virtuais e impressos tais como periódicos, artigos, obras de estudiosos dos assuntos pesquisados, os quais nos garantiram os dados para responder a nossa pergunta de pesquisa. No primeiro Capítulo, tratamos do percurso histórico para o surgimento do conceito de infância. No segundo Capítulo, abordamos os marcos legais que trataram sobre os direitos da criança na fase da primeira infância, garantindo que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica. No terceiro Capítulo, tratamos sobre as relações entre a ludicidade, o desenvolvimento infantil e a aprendizagem na primeira infância mediante pesquisas conduzidas por diferentes estudiosos dos referidos assuntos e sobre como os professores têm um papel indispensável e podem contribuir na elaboração das atividades lúdicas para que o desenvolvimento e aprendizado se efetivem nas instituições de Educação Infantil. Por fim, o referencial teórico usado nos permitiu concluir sobre a importância das atividades lúdicas como um componente favorecedor, tanto para o desenvolvimento, quanto para a aprendizagem da criança na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Não possui.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-31T17:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TG Mayara de Souza e Veronica Loraine Ribeiro da Silva Rego.pdf: 257479 bytes, checksum: a48817050809da858a9f729862b03fd0 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.format.extent1 recurso online (38 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistemas: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleA ludicidade como um componente facilitador do desenvolvimento e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherEugenio, Cesar Augusto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherRezende, Carlos Eduardo Reis, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Pedagogiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
TG Mayara de Souza e Veronica Loraine Ribeiro da Silva Rego.pdf251.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.